O Estado de Sao Paolo
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A crise da Varig. As dificuldades da Varig se intensificaram em 2001 com o ataque ao World Trade Center, quando o setor aeronáutico entrou em crise em todo o mundo. na época, a aviação teve uma redução nos vôos de 19%. À época, o endividamento da empresa já era cerca de US$ 900 milhões. Em 2002, a Varig diminui 7 jatos de sua frota (uma redução de 6%) e passou a ter de parcelar os salários de seus funcionários. As dívidas chegam a US$ 3 bilhões. Embora apresentando um menor prejuízo operacional em 2003 em relação ao ano anterior, o prejuízo foi o maior entre empresas aéreas pesquisadas em 7 países da América Latina. 2004 foi marcado por grande influência dos funcionários na gestão da empresa, quando o presidente do conselho de curadores da Fundação Ruben Berta assume o controle da Varig. Facilidades eram disponibilizadas aos funcionários. Apesar da Lei de Falências sancionada em 2005, que dava maior fôlego às empresas em dificuldades financeiras, o passivo da Varig atingiu o enorme valor de R$ 9,472 bilhões. Em maio de 2006 os credores da Varig aprovam a porposta de leilão da empresa, inclusive com a possibilidade de que esta fosse dividida em duas.
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