BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Planejamento da informação
(Jose Sinotti)

Publicidade
Para compreender de que se trata o planejamento estratégico da informação, torna-se importante analisar alguns aspectos do mundo que nos rodeia.
Vivemos atualmente em constantes “avalanches” da era da informática, onde novos equipamentos, novas tecnologias e principalmente um volume cada vez maior de informação, estão batendo a toda hora em nossa porta.
Isto acarreta muitas transformações em nossos hábitos e maneiras de encarar o mundo, sensivelmente na maneira de conduzir nossos negócios e administrar as empresas das quais fazemos parte.
Alguns pensadores e futurólogos , tais com Alvin Toffeler e John Nashbit, vem nos alertando para esta realidade . Uma nova era esta iniciando e certamente será a era da Informação.
Atualmente todos funcionários de uma empresa, do Presidente ao operário, concordam que é fundamental uma administração eficaz e cada vez mais competitiva para manter a empresa sólida no mercado local, nacional, e agora também no mercado mundial.
Isto implica em ter uma administração eficaz em todas as áreas da empresa, começando pela área financeira e passando pela área comercial, produção, RH., e marketing.
Entretanto, existe e sempre existiu, uma área dentro das empresas que poucos percebem e reconhecem sua importância. Estamos falando da área da Informação, que interfere em todas as outras e dela depende a boa ou má gestão empresarial.
Hoje, começa-se a reconhecer novas figuras dentro das empresas tais como, o Analista de Negócios e o Administrador de Informação, que são profissionais dedicados a suprir e administrar o fluxo de informação de que a empresa necessita para operar com um nível sempre maior de eficácia e competitividade, a fim de atender as novas exigências do mercado global que esta chegando a todos nos, justamente, pela explosão de informação que ocorre em todo mundo
Assim sendo, quem quiser se manter no mercado precisa ter, sempre mais, a informação certa na hora certa, pois uma coisa sem a outra nada vale.
Para tanto, da mesma forma que administramos as varias áreas de uma empresa, visando sua sobrevivência e aumento da qualidade e produtividade, torna-se imperativo, a administração dos sistemas de informação, que hoje, de uma forma ainda desordenada e até mesmo confusa convivem dentro das empresas sem uma maior organização e controle que permitam sua administração eficaz e lucrativa.
Finalmente, dentro dos princípios modernos da administração empresarial, sabe-se que para uma administração funcionar com agilidade e eficiência ela deve estar inserida dentro de um planejamento estratégico bem feito e estruturado, de forma a definir com precisão, as metas e objetivos da empresa e os meios viáveis de se atingir estas metas e objetivos, com prazos exequíveis e ganhos concretos.
Desta forma, conclui-se que o planejamento estratégico da informação proporciona as empresas a viabilização de sua administração com eficácia e produtividade, pois só através de uma clareza de metas e objetivos, consegue definir as informações necessárias e relevantes ao processo decisório e administra-las com competência e qualidade, proporcionando assim a todas as áreas da organização a ferramenta mais importante para tomada de decisão : “informação certa na hora certa”.



Resumos Relacionados


- Sistemas De Informação

- Processo De Administração

- Planejamento Mercadologico

- Biblioteconomia

- Plano Estratégico: Marketing



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia