Poesia
(Sandra Prieto)
A poesia, até algum tempo atrás, era tida como gênero literário apreciado apenas por intelectuais e/ou adolescentes e merecia muito pouca atenção de livreiros, editores e leitores, se comparada a outros gêneros, como o romance, por exemplo. Levar para a sala de aula todos os livros de poesia de que se pode dispor, voltados para crianças e jovens, aguça os sentidos: tocá-los, folheá-los, ter quantos livros se quer até encontrar aquela poesia que mais de perto lhes fale; ler em silêncio e oralmente essas poesias; comentá-las relacionando-as com passagens da historia de vida de cada um; inferir sentidos possíveis; desenhar cenários poéticos para essas poesias; copiá-las para lê-las quando quiser, apossar-se delas; rearrumá-las numa folha branca, a partir do que as palavras mesmas sugerem, como fazem os poetas concretos. No trabalho com o gênero poético, estas possibilidades podem ser levadas a efeito quando se tem como propósito um processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de formação de leitores. Em geral, a poesia se dá a conhecer na escola, permitindo a crianças e professores sintonizarem-se com a linguagem literária. Para além disso, desafia-se à criança para o exercício de alguns procedimentos de um leitor que se vem formando gradativamente, aquele que levanta hipóteses, interroga o texto e se interroga, mobilizando estratégias para melhor compreender, sentir e dizer o texto poético. Há também as práticas orais que resgatam as parlendas, os trava-línguas, os quadrinhos e as cantigas de roda. Além de despertar a consciência acerca de um assunto tão pouco explorado, há necessidade de sensibilização para questões referentes à leitura. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e necessários ao exercício da cidadania. É nessa perspectiva que o presente trabalho procura proporcionar àqueles que estão constantemente em contato com as várias formas de linguagem, uma postura crítico-reflexiva no que diz respeito à inserção do gênero literário a poesia na formação dos indivíduos inseridos neste contexto-ambiente escolar e extra-escolar. Visto que a sociedade brasileira demanda uma educação de qualidade, que garanta aprendizagens essenciais para formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem e na qual esperam ver atendidas suas necessidades individuais, sociais e econômicas. Grandes talentos literários não nos faltam. O que falta são mediações: um tratamento adequado nas escolas, projetos de política cultural; enfim tudo que contribui para formação de leitores. Para tanto, a importância da educação de se integrar à população brasileira à sociedade culta, como pré-condição para o desenvolvimento social. Promover o conhecimento da literatura, em geral, e da poesia em particular, faria rapidamente, subir o nível educacional; a qualidade do investimento público nesse campo, do livro e da literatura, pode vir a definir o futuro deste país. A poesia e sua importância na formação de leitores é, também uma grande questão política pedagógica, da qual a sociedade educacional deve ser sensibilizada para trazer a expressão poética para o cotidiano da população.
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