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Observações acerca das dificuldades específicas de aprendizagem
(Maria de Lourdes Haddad)

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É muito normal que uma criança enfrente problemas em habilidades como leitura, escrita, ortografia e aritmética no primeiro ano escolar, mas após esse período, ela deve atingir um nível básico de competência. Se a criança continua a encontrar dificuldades depois deste período, ela pode estar com alguma dificuldade específica de aprendizagem. Cabe ao educador estar sempre atento a alguns fatos que podem caracterizar a presença de uma dificuldade de aprendizagem, pois quanto mais cedo tal dificuldade for verificada mais fácil e útil será o trabalho de intervenção.
Se a leitura da criança estiver lenta e hesitante, com erros elementares. Ao ler, ela pode formar a estória baseada nas ilustrações para dissimular dificuldades, ou pode tentar adivinhar as palavras de forma desordenada. Pode ser incapaz de soletrar as palavras em sua ortografia, apesar de tentar arduamente. Sua letra pode permanecer imatura ou ilegível, apesar de grande esforço. Outro sinal é quando a criança consegue escrever claramente apenas se o fizer extremamente devagar.
Se suas habilidades aritméticas estiverem afetadas, a criança parecerá confusa quando lhe pedirem para fazer cálculos que se espera de alguém de seu nível de escolaridade. Ela pode ter grandes dificuldades para entender o significado das operações aritméticas, como adição, subtração e multiplicação. Outra indicação de que a criança pode ter uma dificuldade específica de aprendizagem é a lentidão da fala, podendo encontrar dificuldade para se expressar, ou sua fala pode parecer imatura e confusa.
Desajeitamento, má organização, falta de concentração e de autocontrole são sinais de uma possível dificuldade específica de aprendizagem. A criança pode ser inquieta, impulsiva e incapaz de se concentrar em uma tarefa por um determinado período de tempo. Pode ter grande dificuldade para colocar as coisas na ordem correta ou para aprender a diferenciar as noções de direita e esquerda. Aprender a dar laço no sapato ou dizer as horas pode estar além de suas capacidades, mesmo com idade em que outras crianças dominam estas habilidades facilmente.
A criança com uma dificuldade de aprendizagem específica pode se recusar a fazer as tarefas escolares ou ludibriar ao faze-las. Pode tornar-se arredia, agressiva ou hostil. Ela pode ser rejeitada pelas outras crianças e tornar-se socialmente isolada. Estes comportamentos podem indicar auto-estima baixa como resultado das dificuldades com as tarefas escolares, ou imaturidade social que é também uma forma de dificuldade específica de aprendizagem.
A avaliação global é o processo onde a natureza exata d dificuldade de aprendizagem da criança é estabelecida. Nesta avaliação, as potencialidades e dificuldades são avaliadas especificamente e é determinado se a causa para tais dificuldades pode ser encontrada. Além disso, métodos apropriados de tratamento são planejados. Uma avaliação global requer a experiência tanto de um psicólogo educacional como de um pediatra, trabalhando em estreita cooperação. Os papéis destes profissionais se complementam para estabelecer a natureza e a causa das dificuldades da criança. É importante que o psicólogo e o pediatra tenha experiência em diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem.
O fonoaudiólogo, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional também desempenham papel importante na avaliação de crianças com dificuldades específicas de aprendizagem. Para crianças com dificuldades de linguagem é essencial uma avaliação feita por um fonoaudiólogo; crianças com dificuldades de escrita normalmente necessitam de uma avaliação feita por um terapeuta ocupacional e crianças desajeitadas precisam ser avaliadas por um terapeuta ocupacional e por um fisioterapeuta. Todavia, é o psicólogo e o pediatra que, após suas primeiras observações, devem determinar a necessidade ou não de avaliação de outros especialistas.



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