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A Evolução do Rock: do "Blues" ao Ocultismo
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A Evolução do Rock: do "Blues" ao Ocultismo
A história do rock está intimamente ligada às práticas religiosas e musicais da África. Quando os escravos negros foram levados para a América, conservaram muitos costumes praticados durante séculos no seu continente de origem. Com freqüência fugiam à noite, para os bosques e selvas, a fim de praticar seus rituais religiosos ao som dos tambores. Para controlar esses rituais, o Município de Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos, proibiu em 1817 a reunião dos escravos fora de um lugar chamado Congo Souare. A música popular dos negros, conhecida como "Blues", segundo conta a história do rock, nasceu no "Congo Souare". Espalhando-se pelos grandes centros industriais, o "blues" evoluiu, nos anos 40, para algo mais tenso, áspero e estridente chamado rhythm'n'blues, vulgarmente conhecido como jazz. Em 1954 surge o filme "Blackoard Jungle" com a música "rock around the clock", cantada por Bill Halley. O Rock'n'roll é uma combinação do "rhythm'n'blues" com o "country western", unidos ao novo beat. Foi o radialista Alan Freed, de Ohio, quem popularizou o termo rock'n'roll, expressão usada num blues de Robert Johnson, nos anos 20, como sinônimo de fornicação. Nessa primeira onda do rock aparece Elvis Aharon Presley, que "devolveu ao novo ritmo a sensualidade que Haley tinha tirado com seu ridículo pega-rapaz e a batida burocrática. Elvis mexia as cadeiras como um possesso. Orgasmos [sic] dos fãs acompanhavam cada movimento de sua pélvis". Elvis Presley é conhecido como o rei do Rock'n'roll. Para muitos foi quase um deus ou, como comenta O Globo: "Nova York - Para muitos fãs, Elvis Presley não apenas não morreu, como também virou Deus. Literalmente. Acaba de ser criada nos Estados Unidos a igreja presbiteriana do divino Elvis, consagrada à devoção do rei do rock, morto em 1977".Os fundadores da igreja, Karl Edwards e Mort Farndu, afirma terem sido ordenados padres pelo próprio Elvis. Eles se dizem à espera de milagres e de mensagens do cantor. Até o fim do ano, pretendem lançar 'o evangelho segundo Elvis'. Entre os deveres dos fiéis da igreja presbiteriana do divino Elvis estão rezar uma vez por dia virado [sic] em direção a Las Vegas e se alimentar de 'comidas sagradas' como carne picada e pudim de bananas, os pratos prediletos do rei do rock. O lugar sagrado dos seguidores da nova religião é Graceland, a mansão onde o cantor vivia em Memphis, no Tennesse. Posteriormente, já em uma visita aos Estados Unidos, que culminou no Ed Sullivan Show (que tinha apresentado Elvis Presley). John Lenon declarou ao "Eveninn Standard", de Londres a sua conhecida frase: "A Cristandade vai se encolher, evaporar, desaparecer. Hoje em dia somos mais populares que Jesus Cristo". Outro grupo surgia na mesma época, portando-se desde o começo de forma contestatária e irreverente, no estilo de Elvis Presley. Em contraste com os Beatles, os Rolling Stones faziam músicas o mais anti-social possível. O objetivo do rock não era só contestar a sociedade burguesa. Já tinha levantado ídolos e juntado fiéis. Era preciso fazer agora uma experiência mística e transcendental. Esta experiência foram buscar, primeiramente, no mundo das drogas. O vazio religioso da música rock do começo dos anos 60 estava a ser substituído, no fim da década, por uma espiritualidade esotérica. Na canção "Tomorrow Never Knows", os Beatles evocam o círculo budista da reencarnação. A esta canção iam chamar "O Vazio", pois tinha sido inspirada nas leituras feitas por John Lenon, sob o efeito da droga, dos livros dos mortos do Tibete.A letra diz: "Desliga a tua mente, descontrai-te e flutua na corrente, não é o morrer, abandone todos os pensamentos, entrega-te ao vazio, está brilhando, está brilhando, para que possas ver o sentido do interior, sendo, sendo." Em 1967, os Beatles, e alguns amigos mais íntimos, incluindo Mick Jagger dos Rolling Stones, inscreveram-se num curso de Meditação, durante 10 dias, daaharish Mahesh Yogi, em Gales. George Harrison freqüentava o ambiente Krishna, de Londres, onde escreveu a canção "My Sweet Lord". Jimmy Hendrix compôs, por sua vez, 'Voodoo Child'. Jimmy Page, do grupo "Led Zeppelin", estava fascinado pela vida e obra do mestre do ocultismo e praticante de magia negra, Aleister Crowley, que morreu em 1947, chegando ao extremo de comprar a casa do bruxo situada ao lado do lago Ness, na Escócia. O grupo Led Zeppelin foi especialmente acusado de colocar mensagens ocultas em seus discos, que só poderiam ser escutados quando se ouvisse a música no sentido inverso (Backward Masking). O primeiro disco a incluir esta técnica de linguagem ao revés foi o álbum branco, dos Beatles, na música "Number Nine", uma estranha melodia onde John Lenon repete o tempo todo: "number nine, number nine..."; ao contrário entende-se claramente: "turn me on dead man..." que quer dizer: "tocai-me, homem morto...". As referências satânicas nem sempre estão ocultas. Os primeiros a ostentá-las foram os Rolling Stones, no álbum "Beguer's Banquet" com a musica "Simpatia pelo Demônio". Ao som de um tam-tam africano, de uivos e gemidos, Mick Jagger canta: "permita-me que me apresente. Sou um homem de riqueza e bom gosto. Estou aqui há muito tempo. Roubei a alma e a fé a muitos homens. Estive perto quando Jesus Cristo teve os seus momentos de dúvida e dor. E assegurei-me de que Pilatos lavasse as suas mãos e decidisse o seu destino. Encantado em conhecer-te. Espero que adivinhe o meu nome...chamo-me apenas Lucifer".



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