BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Clonagem Humana: Manipulando a Vida - Parte II
()

Publicidade
Até mesmo o ator americano Christopher Reeve, conhecido mundialmente pela série cinematográfica "Super-Homem" e que ficou tetraplégico ao sofrer um acidente, se manifestou em apoio às experiências com embriões clonados. (fonte ) O Sr. Reeve acha que o ser humano pode fazer na vida real um papel maior do que Super-Homem: decidir o que só Deus deveria decidir. Em seu desespero por cura física, ele cometeu dois erros. Alguns anos atrás ele veio ao Brasil para visitar um terreiro de candomblé no Rio, na esperança de alcançar uma cura por meio sobrenatural. Como não recebeu nada dos orixás, agora ele recorre a outro meio: apoiar experiências com embriões vivos. Se essas fossem realmente as únicas opções para os doentes, então, para quem é consciencioso e honesto, a única escolha seria não recorrer aos orixás nem se envolver em experiências que conduzem à eliminação de uma vida humana inocente. No entanto, há opções. Podemos aceitar os tratamentos médicos legítimos, que não desrespeitem o valor da vida dos outros. Podemos também nos abrir para o mundo sobrenatural, mas não como fez o Sr. Reeve. Jesus é sobrenatural e ele tem o poder de curar. Sempre podemos recorrer a ele.

O Sr. Reeve se iludiu com a idéia da clonagem "terapêutica". Não há nenhum tratamento médico que exija a clonagem de seres humanos. Mas, de acordo com os noticiários, há a necessidade de liberdade para se criar embriões clonados em laboratórios, a fim de que os pesquisadores possam utilizá-los como fontes de células-tronco. A vida humana assim seria tratada como um produto, de onde seriam removidas partes para vários tipos de utilização. No processo, uma vida humana inocente, que foi brutalmente submetida por cientistas a uma criação não natural, seria impedida de continuar viva.

É desnecessário matar embriões humanos a fim de se extrair células-tronco. Os cientistas sabem disso. Essas mesmas células podem ser tiradas de cordões umbilicais doados, sem mencionar o fato de que se pode utilizar as células-tronco de pessoas adultas, sem nenhum sacrifício de vidas. Mas os cientistas insistem em que eles desejam os embriões… Quais serão suas reais intenções?(fonte )

A AMEAÇA DE QUE NÃO HAVERÁ AVANÇO MÉDICO SEM A CLONAGEM

Os defensores da clonagem alegam que tudo o que a medicina precisa para alcançar um futuro miraculoso são as células-tronco tiradas de clones humanos. A clonagem de embriões humanos provavelmente já está ocorrendo em alguns laboratórios secretos do mundo, dizem os cientistas. No fim, eles confessam, é inevitável que alguém em algum lugar irá em frente para fazer experiências com clones humanos. (fonte )

Richard Lynn, professor emérito de psicologia da Universidade de Ulster, Alemanha, afirma que a sociedade de hoje, em sua aceitação da tecnologia reprodutiva, precisa examinar se deve continuar condenando os nazistas do passado, que faziam experiências nessa área. As experiências eugênicas dos nazistas foram condenadas porque envolviam seres humanos vivos, que eram eliminados. Do mesmo jeito, as pesquisas com embriões humanos envolvem a eliminação de seres humanos vivos. (fonte )

Um fato interessante é que o homem que a revista Time considera como o grande responsável pelo crescente entusiasmo dos americanos a favor da clonagem é Randolfe Wicker, um conhecido ativista gay. Ele fundou o Fronte Unido dos Direitos da Clonagem e é porta-voz da Rede de Clonagem Reprodutiva. Wicker… diz que quer ser clonado. (fonte )

Especialistas que dizem que a clonagem "terapêutica" é para curar doenças estão apenas querendo confundir quem não conhece a questão. A menos que se vejam os seres humanos como criados conforme a imagem de Deus e favorecidos por ele com o direito de viver, será impossível impedir que cientistas e médicos façam o que quiserem com quem quiserem. Seu único compromisso será fazer com que tudo pareça lógico, benéfico e agradável para toda a sociedade. (fonte )

Declarações importantes sobre a clonagem:

"As pesquisas de clonagem de animais, plantas e até genes, tecidos e células humanas (excetuando os embriões) podem ser benéficas e não representam nenhum problema moral intrínseco. No entanto, quando as pesquisas voltam a atenção para seres humanos, precisamos nos assegurar de que a dignidade humana não seja minada na busca do progresso humano. Experiências com seres humanos, separadas de considerações morais, poderiam progredir mais rapidamente num nível técnico - mas às expensas de nossa humanidade. Proibir a clonagem humana ajudará a dirigir os empreendimentos comerciais médicos para pesquisas que beneficiarão os seres humanos, sem produzir, explorar e destruir nosso semelhante para ganhar esses benefícios. Criar uma vida humana com o único objetivo de se utilizar partes de seu corpo e destruí-la é a utilização mais injusta da clonagem humana - não sua desculpa mais elevada".



Resumos Relacionados


- Clonagem Humana: Manipulando A Vida - Parte Iii

- Clonagem Humana: Manipulando A Vida - Parte Iv

- Célula-tronco: A Renovação Da Vida

- Definição De Investigação Em Células Estaminais

- Ovelha Dolly E A Clonagem



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia