A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
(INÁCIO; Wederson Honorato)
RESUMOAtualmente, é do conhecimento de uma maioria de pesquisadores quanto aos mecanismos de avaliação sobre a surdez, que estes são ou estão inseridos dentro do contexto das ciências clínicas-antropológicas e apontam às diferentes representações sobres a surdez, entretanto o processo de transformar questões sociais em biológicas, chamadas de “biologização”, é bastante conhecido na história da humanidade, e suas conseqüências para a educação têm trazido nos últimos anos resultados negativos em especial para a prática pedagógica do ensino dos alunos com deficiência auditiva. Por outro lado a questão da inclusão social abre um significado especial no bojo da educação brasileira, com os pressupostos inclusivistas que nos últimos anos estão sendo discutidos por suas características que permeiam a busca de uma sociedade igualitária, nos moldes das reais necessidades de uma clientela, cada vez mais exigente, quanto aos seus direitos e seus potenciais de realizações, que tem por finalidade a busca não apenas se auto gerir, como também colocar o sujeito dentro do contexto escolar regular, e sobretudo buscar soluções, com a participação de todos em busca de uma educação com qualidade.Palavras-chaves: Deficiência auditiva, surdez, educação inclusiva, pesquisa e desenvolvimentoABSTRATSCurrently, it is of the knowledge of a majority of researchers how much to the evaluation mechanisms on the deafness, that are or are inserted inside of the context of sciences clinics-anthropology and point to the different representations on the deafness, however the process to transform social matters into biological, called “biologização”, sufficiently it is known in the history of the humanity, and its consequences for the education have brought in recent years resulted negative in special for practical the pedagogical one of the education of the pupils with auditory deficiency. On the other hand the question of the social inclusion opens one meaning special in the bulge of the Brazilian education, with the inclusivistas estimated ones that in recent years are being argued for its characteristics that they job the search of a egalitarian society, in the molds of the real necessities of a clientele, each more demanding time, how much to its rights and its potentials of accomplishments, that has for purpose if the not only auto search to manage, as well as to place the citizen inside of the regular pertaining to school context, and over all to search solutions, with the participation of all in search of an education with quality.keyswords: deficiency, deafness, inclusive education, research and development
Resumos Relacionados
- Politics, Citizenship And Democracy
- The Importance Of The Art For The Socialization
- Surdez Na Terceira Idade: É PossÍvel Prevenir
- Does Education Need Any Age Limit?
- 0~6 Year Old Young Child Intelligence Cultivation Handbook
|
|