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Studies in Iconology
(Panofsky ; Erwin)

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Panofsky, um pioneiro em iconografia o ramo de história de arte que examina o significado dos símbolos e assuntos na arte. Define e analisa seu campo, com uma ênfase na arte de Renascença. Crítico e historiador de arte, um dos principais representantes do chamado método iconológico, estudos académicos em icnografia.O autor refere no livro que:"Tal como a nossa experiência prática tem de ser controlada por uma compreensão de que, sob condições históricas diferentes, os objectos e as acções são expressos por diferentes formas (história do estilo); tal como o nosso conhecimento das fontes literárias teve de ser controlado pela compreensão de como, sob condições históricas diferentes, temas e conceitos específicos se exprimem por objectos e acções diferentes (história dos tipos), assim também, ou quem sabe se não mais, a nossa intuição sintética tem de ser informada por uma compreensão do modo pelo qual, sob condições históricas diferentes, as tendências gerais e essenciais do espírito humano são expressas por temas e conceitos específicos. Isto representa aquilo a que poderemos chamar uma história dos sintomas culturais – ou símbolos, no sentido que lhe deu Ernst Cassirer – em geral. O historiador de arte terá de comparar o que julga ser o significado intrínseco da obra, ou grupo de obras, que estudo, com o que ele pensa ser o significado intrínseco do maior número de outros documentos de civilização historicamente relacionados com a obra ou grupo de obras em estudo: documentos que sejam testemunho das tendências políticas, poéticas, religiosas, filosóficas e sociais da personalidade, época ou país que esteja a estudar. Escusado será dizer que, inversamente, o historiador da vida política, da poesia, da religião, da filosofia e das instituições sociais deveria fazer um uso análogo das obras de arte. É na busca dos significados intrínsecos ou do conteúdo que as várias disciplinas humanísticas se encontram num plano comum em vez de serem dependentes umas das outras".Panofsky fazia distinção entre iconografia e iconologia. Em Estudos em Iconologia (1939) dando exemplos sobre as diferenças. Ele definiu iconografia como o estudo tema ou assunto, e iconologia o estudo do significado. Ele exemplifica mencionado que ao levantar o chapéu educadamente, esse gesto é "resquício do cavalheirismo medieval: os homens armados costumavam retirar os elmos para deixarem claras suas intenções pacíficas". Enfatizando a importância dos costumes quotidianos para se compreender as representações simbólicas. A acção (ou no caso, o gesto) tem dois sentidos:Primário, aparente ou natural;Secundário ou convencional: nesse podemos encontrar o significado escondido das representações (ou arte); This abstract was checked by WhiteSmoke Solution. Learn More.



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