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DEUS MATA PESSOAS ?
(Frank B. Holbrook)

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Será que Deus mata pessoas? No sentido de assassinar? É lógico que não. Eleproíbe tal ato no sexto mandamento (Ex. 20:13). E no sentido de uma execuçãojudicial? Sim. Mas mesmo em tal caso, "o Juiz de toda a Terra" (Gên.18:25) sofre profundamente. "Dize-lhes: 'Tão certo como Eu vivo, diz oSenhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso seconverta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos mauscaminhos; pois por que haveis de morrer...?"' Ez. 33:11.Alguns cristãos sinceros argumentam que a execução de pecadores impenitentespor parte de Deus é contrária à Sua natureza de amor. Esse tipo de argumentopretende exaltar o caráter amorável de Deus, mas, na realidade, o deprecia. Oamor de Deus é santo, não indulgente ou sentimental. O salmista diz:"Justiça e direito são o fundamento do Teu trono; graça e verdade Teprecedem" Sl. 89:14. Amor e justiça são dois lados da mesma moeda eprecisam ser colocados no devido equilíbrio. Que tipo de segurança teríamos nogoverno civil se o governo não pudesse punir os infratores da lei? Ou se ogoverno deixasse que os criminosos destruíssem a si mesmos? Deus não é menosjusto e ordeiro do que o ser humano!A opinião de que Deus não executará o impenitente O destitui da soberania emSeu Universo. Seria verdadeira justiça permitir que um pecador seauto-destruísse fisicamente? Considere um exemplo extremo: O ditador AdolfHitler morreu com sangue de milhões de pessoas inocentes em suas mãos. Será queo universo dos leais e redimidos ficaria verdadeiramente satisfeito se no juízoDeus dissesse a Hitler: "Você, Hitler, é um homem ímpio e perdido. Eu osentencio a morrer da maneira que você desejar, pode ser por suicídio ou quevocê seja ferido por alguém que esteja perto de você e também esteja condenado.Eu não vou tocá-lo, pois Eu sou amor?" Que pensariam as vítimas destecriminoso? Veria o Universo qualquer justiça em tal sentença.Conquanto a destruição dos ímpios seja mencionada como o "estranhoato" de Deus (Is. 28:21, ARC), a verdadeira justiça requer punição eexecução apropriadas. "[Deus] recompensará cada um segundo as suasobras." Rm. 2:6. Tormento infindável não é justiça. Mas a justiça requercastigo adequado pêlos pecados e crimes que o impenitente tenhacometido. Amor e justiça sãodois aspectos do caráter divino. É o santo amor que finalmente torna o Universoseguro.Os anjos não vêem injustiça no fato de Deus punir diretamente os ímpios. Assete últimas pragas são descritas como "a ira de Deus" (Ap. 15:1).Depois de derramar a terceira praga (água se transformando em sangue), diz oanjo a Deus: "Justo és Tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és,porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dosprofetas, também Tu lhes deste sangue a beber; porque disto sãomerecedores." Em resposta a estas palavras o profeta ouve outra voz dizer:"Na verdade, ó Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os Teusjuízos" (Ap. 16:5-7).Deus é frequentemente comparado com um pai. Um pai amoroso e justo às vezescastiga o filho desobediente. Não é errado um pai exercer juízo diretamente.Espera-se que o faça. No caso do pecado, dois princípios lutam pela soberania:o princípio do amor altruísta e o princípio do egoísmo egocentrismo. Eles nãopodem coexistir. A divindade determinoujuízo sobre opecado: separação e morte eterna. Rm. 6:23.Unicamente Deus, a Fonte de vida, tem o direito e autoridade de privar um servivente de sua vida. Aos que escolheram permanecer rebeldes e impenitentes. Eleterá que punir de acordo com seus atos e privá-los da própria vida. Isto ésimples justiça e misericórdia. Tais pessoas prefeririam morrer a ter que viverna santa atmosfera da Nova Terra - a qual eles rejeitaram enquanto estiveramneste planeta. Por isso a advertência de Cristo:"Não temais osque matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazerperecer no inferno tanto a alma como o corpo." (Mt. 10:28, cf. Hb. 10:30 e31).



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