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Cultura e Política Entre 1980 e 90
(Lúcio Júnior)

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Em fins do ano de 1998, creio que nós, filiados ou simpatizantes do PT, encerramos um ciclo. Foi o ciclo de Lula candidato a presidente, que se iniciou em 89 e terminou em 1998, melancolicamente. Mas, quando cai a noite é que sai a ave de Minerva. Agora é preciso refletir.A obra de Martha Honecker, O Sonho Era Possível (São Paulo, Casa América Livre, 1994) mostra uma curiosa situação: uma intelectual nascida no Chile e radicada em Cuba é que organiza a história do Partido dos Trabalhadores. Martha Honecker é autora de um livro chamado Os Conceitos Elementares do Materialismo Histórico, manual que vendeu um milhão de exemplares pelo mundo afora. Louis Althusser refere-se elogiosamente a esse livro em sua autobiografia O Futuro Dura Muito Tempo, afirmando que ele foi baseado em suas idéias. O marxismo de Althusser é uma interpretação peculiar, anti-historicista, anti-humanista e escrito num jargão só acessível a iniciados, e que precisa ser explicado em termos claros. Sua principal característica foi o obsessivo rigor lógico-metodológico, fixação que impediu que os dogmas marxistas e leninistas fossem repensados. Seu conceito mais proveitoso a meu ver é o dos aparelhos ideológicos do estado, que explica como a ideologia burguesa é impingida a todas as classes através das escolas, televisões, jornais, etc. O prefácio do livro da (althusseriana?) Martha Honecker, escrito por Frei Betto, destaca o papel das Comunidades Eclesiais de Base: Após o golpe militar, em março de 1964, elas se tornaram praticamente o único espaço no qual se podia rearticular as forças populares (...). Nenhum dos partidos históricos ou organizações de esquerda podia reivindicar a paternidade desse movimento social que emergia de baixo para cima, colado às necessidades e aspirações mais imediatas das populações dos bairros e da roça, desprovido de teorias e literaturas, porém dotado de uma linguagem ética e utópica, calcada na Bíblia, de forte ressonância conscientizadora e mobilizadora. (BETTO, 1992: p.18) Neste trecho observo que Quarup (1967) de Antonio Callado fala justamente desses movimentos sociais e de uma reinvenção esquerdista do Cristianismo, e que aqui foi injustamente omitido. Martha Honecker preferiu coletar depoimentos, deixando de fazer uma intermediação, não assumindo a responsabilidade de autora que seria de dar uma versão. Assim, o livro é uma “obra aberta”. Os depoimentos, cobrindo o período 1978-80, contam a participação de Francisco Weffort, ministro da cultura a partir de 1994, e de Paul Singer, um dos participantes do seminário de leitura do capital na USP no final dos anos 50, seminário do qual participou o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. A revisão do movimento sindical pré-79 é feito sob a luz de um triunfalismo anti-varguista e anti-populista. Marco Aurélio Garcia pontua: No caso brasileiro, a única forma pela qual a classe operária tinha aparecido na política brasileira tinha sido através do mecanismo do populismo, muito submissa ao Estado. Alguém poderá dizer que na Argentina também houve populismo, mas na Argentina surgiu através de um movimento operário já muito organizado e forte, que tem uma certa capacidade de negociação com o líder, o Perón. O presidente argentino tem que fazer mais concessões aos sindicatos e, por isso, o peronismo é muito mais radical que o varguismo. No caso brasileiro, o varguismo tem uma inspiração fascista muito mais pronunciada, a idéia de paz social, de equilíbrio, de modelo corporativo. (Garcia, Marco Aurélio. Apud: HONECKER, 1992: p. 28) Garcia não consegue situar historicamente o peronismo, que foi posterior ao varguismo e se inspirou neste último. Outro detalhe significativo é que Getúlio Vargas volta em 1951 com uma disposição nacionalista e passa a ser combatido pelo imperialismo norte-americano. Já Perón dá uma guinada para a direita quando volta em 1973. Francisco de Oliveira anota um contexto importante para a compreensão do momento e do lugar onde surgiu o PT:



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