Civilizações Extraterrenas
(Asimov; Isaac)
O Bilinguismo na Educação Infantil - Estava eu nas minhas frequentes divagações e uma idéia surgiu justamente na área de educação infantil - o aprendizado de um segundo idioma desdetenra idade. Entusiasmado, múltiplos questionamentos me vieram à mente. Como efetivar-se-ia todo o processo de imersão ? as respostas fluiram rapidamente. A nível familiar/núcleo familiar, onde pelo menos um dos pais fale o segundo idioma a ser desenvolvido no bebê, o processo de imersão pode ser iniciado. O bebê, aos poucos, mas inexoravelmente, absorverá os registros visuais e fônicos da língua secundária tal qual os da língua primária, não importando o nível de preponderância linguística ambiental. Tive a curiosidade de pesquisar o bilinguismo na educação infantil e encontrei, com grata satisfação, uma escola de origem canadense, com procedimentos especializados na imersão infantil no bilinguismo. Os resultados são fantásticos: maior domínio no processo de conceitualização, crescente vocabulário, traduções automáticas, sociabilidade, elasticidade fantástica no raciocínio crítico/racional, entre outros. Naturalmente que o desenvolvimento bilingue de uma criança em ambiente unicamente familiar, conduzido singularmente por apenas um dos pais, portanto, com interações limitadas, verifica-se com menor intensidade do que se fosse levado a efeito por uma instituição especializada, onde as interações quase full-time são múltiplas e a sinergia com um ambiente voltado para tal imersão abrange um espectro quantitativo/qualitativo de teor elevadíssimo. Como é bom saber que há numerosos casos de crianças que, aos três anos de idade, já possuem um vocabulário consistente em dois idiomas.
Resumos Relacionados
- Artigo: Inclusão De Surdos Nas Escolas Regulares De Ensino Comum
- Educação Física E Psicomotricidade Infantil
- Brincadeiras Na Educação Infantil
- Alfabetizar Na Educação Infantil
- Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil: Conhecimento D
|
|