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Plataforma - E.S.D.P.V - PEDRA NO CHARCO, condições das escolas
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PEDRA NO CHARCO

Existe a liberdade de expressão, desde que não se ofenda nem se humilhe o próximo. Existem limites a cumprir e, portanto, esperemos que ninguém se sinta constrangido com este artigo. Infelizmente tudo aqui é verdade, mas visto segundo a opinião dos alunos.Não esqueçam, também, que cada um tem a sua diferente perspectiva, mas se algo cai em exagero, neste mesmo artigo, não se apoquentem, pois é nosso objectivo realçar os aspectos negativos que assolam tantos alunos, docentes e pais...


Comecemos então...


Talvez diminuirmos de tamanho seja a melhor opção, para que nos consigamos sentar de forma correcta. Em alternativa, talvez possamos deixar as coisas como estão e sentenciarmo-nos aos futuros problemas de coluna. Qual preferem?Ainda nos questionamos se será produtivo responder a um exame sem ouvir o ruído das mesas, já velhas e bem gastas, que balançam, impedindo-nos de nos concentrarmos a 100%! Acreditamos que sim...

A nova maneira de fazer com que as alunas lavem as mãos na casa-de-banho é deveras interessante! Estarão as canalizações assim tão más ou será apenas coincidência a água vertida ao puxar o autoclismo?Agora, percebemos porque estão lá metades de garrafões de plástico debaixo das canalizações.Mais, para quê alguns lavatórios se, um ou outro, já nem torneira têm? Ah, é verdade, já lavamos as mãos antes, com toda aquela água.Na realidade, ensinar os alunos e cultivar neles hábitos de vida e de higiene saudáveis é uma missão das escolas, portanto, é fundamental existir qualquer tipo de sabão para se lavar as mãos, não só na casa-de-banho, mas também ao pé do refeitório. Mesmo assim, falta ainda um pormenor, em vez de secarmos as mãos num papel qualquer, sempre podemos dar um uso aos testes negativos ou aos relatórios insuficientes... dizem que à falta de algo, utiliza-se o que está mais à mão!Mas, a nossa brincadeira preferida encontra no «toilet» o seu local ideal... Como crianças, adoramos brincar ao «cu-cu», através dos buracos e frestas de algumas portas.E aqui fica um apelo aos alunos: tragam bóias ou braçadeiras e vamos divertirmo-nos no charquinho do W.C.!!! Para quê pagar para ter aulas de natação?

Já estamos mesmo a ver o pessoal todo alegre, principalmente, quando o charco se tornar numa piscina olímpica e mudar o seu nome para “Centro de Natação Pública D. Pedro V”. Bom, se não querem mudanças tão drásticas, é favor consertarem o telhado. Temos tido muita sorte, quem sabe, por ainda só choveu durante uma semana, até agora...


Agora, ironias à parte, a ideia de fechar o bar por volta das 13h às 14h até é boa e tem o seu lado bastante positivo: ensinar os alunos que se deve ter uma alimentação saudável, com “comida a sério”. Então, e aqueles do Desporto Escolar?Cremos que não têm direito a comer mesmo na escola, caso o bar não abra, e a alternativa é ir ali ao café da D. Maria, matematicamente falando, pagar o triplo e comer metade! Bem faz ela, pois ao menos temos um sítio para comer qualquer coisita antes do treino.
O tempo passou, lentamente, e as árvores enraizaram... Nada foi feito, até recentemente.Parabéns, e muitos, aos envolvidos! Aos poucos, têm tentado reconstruir esta escola que teve tão bom nome e reputação. Só mesmo quase missão impossível é a tarefa de reconstruir os campos de jogos do exterior, contudo, é um projecto que vai ser desenvolvido em breve e, para isso, há que recomeçar do zero para todo o brilho voltar.
Infelizmente, para realizar todos estes projectos é necessário um largo orçamento e o detective que chamámos não encontrou qualquer vestígio dele.Pelos vistos, ainda não foi desta...Ainda não conseguimos alcançar o ranking das escolas prioritárias e é pena que seja preciso chegar a casos extremos para tal, sendo que depois já não há nada a fazer. Viu-se, obviamente, que até escolas secundárias tiveram que fechar os portões na própria capital.
Sabemos que o país está em crise, porém, com tantos orçamentos «desviados» para causas quiçá menos urgentes, é claro que os mesmos já não chegam para o FUTURO DESTA NAÇÃO.
Pelo menos, conseguimos uns óptimos balneários e um pavilhão (o 2) já no caminho da modernidade. Afinal, nem tudo é mau, mas há muito que também não é nada bom!


Tudo bem, quem nunca errou, que atire a primeira pedra; evidentemente, ainda não vimos nenhuma passar o muro! Contudo, quem se sentir culpado pela situação caótica, da qual os professores e os alunos se queixam, tenha o ligeiro discernimento de mudar o rumo da história.


E, depois, exigem de nós assiduidade, aproveitamento, empenho, aulas de substituição, dedicação, interesse, vontade própria, horários prolongados (alguns dias das 8h às 19h), testes, trabalhos, relatórios... Tudo bem, que é a nossa obrigação e, por isso, aceitamo-la. Mas, e a vossa? Afinal, podemos exigir alguma coisa?



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