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PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
(PAULO FREIRE)

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1 . Introdução A pratica educativa no passar dos tempos e em vários sentidos é necessária uma análise profunda em determinados fatos que marcaram a educação.2. Pedagogia da Autonomia Professor Paulo Freire - Resumo Não há docência sem discência, a pratica docente de educadoras ou educadores críticos progressista, independentes de sua política ou ideologia. Prática, teoria, critica ou progressista, contudo obrigatória à organização programática da formação docente, ensinar exige pesquisar, a pesquisa e o ensino se encontram um no corpo do outro, ensinar exige aos saberes do educando, sobretudo os da classe populares que chegam a eles saberes socialmente construídos. Ensinar exige criticidade de quem a olha ou mesmo a espreita de forma criticamente curiosa. Ensinar exige estética e ética, pensar certo não é possível mudar e fazer de conta que não mudou. Ensinar exige riscos, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. Cabe ao professor observar qual pratica é apropriada para sua comunidade. Ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção, quem ensina aprende ao ensinar. Ensinar não se esgota no tratamento do objeto ou do conteúdo, exige a presença de educadores e educandos criativos. Respeitar os saberes dos educandos e sempre que possível, trabalhar seu conhecimento. Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando, o respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. Ensinar exige bom senso, meu bom senso me diz: saber que devo respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando. Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores, a luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua pratica docente. Ensinar exige apreensão da realidade, preciso conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da pratica, o que me pode tornar mais seguro no meu próprio desempenho. Ensinar exige alegria e esperança, a esperança que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos a nossa alegria. Ensinar é uma especificidade humana é a segurança em si mesma. Ensinar é competência profissional, generosidade, comprometimento, compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, exige liberdade e autoridade, tomada consciente de decisões, saber escutar, reconhecer que educação é ideológica, disponibilidade para o diálogo, querer bem aos educandos.
BIBLIOGRAFIAFreire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30edição. São Paulo: Paz e terra, 1996 (Coleção Leitura), 148 páginas.



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