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artigo
(Clair Lima Vasconcelos)

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A crítica aponta João Cabral de Melo Neto como um devoto da construção do poema, e definem com propriedade o estilo simples das coisas, por isso surpreende com expressão incomum e fala única , sem embargo de novidade as metáforas que se desmontam e oportunizam as contemplações.Ele estreou em 1942 com "Pedra do Sono"como herdeiro de Carlos Drummond de Andrade e teve uma influência visível de Murilo Mendes e do Surrealismo.Mas sua construção se adianta em comparação à geração de 30. A marca de sua criação fica mais precisa ainda em- O Engenheiro-, alí identifica-se claramente palavras e realidade.É considerado anti-lírico, anti-romântico e essa oposição ao Romantismo fica evidente na tríade: "Psicologia da Composição, Fábula de Anfion, Antiode; nessas a forte identificação formal é marca de enriquecimento de suas construções. influência do conceitual veio de Paul Valéry, um de seus mestres. Porém o que torna a obra de J.C.M.N. inovadora no sentido de ruptura com a tradição é o que faz e diz de maneira diferente, como a criação de conteúdo e forma sendo trabalhados de maneira minuciosa, apegando-se mais ao cocreto dos termos.O rigor da forma está presente na disposição gráfica dos quadros que se repetem com estrofes em múltiplos de quatro. Todo o poema é centrado nas informações que se dispõe ao longo dos versos, das estrofes.São consoantes que se repetem, dão paradas, cortes intencionais, , e jogando com simplessons vai construindo desmontando, apalpando, interpretando.



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