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Ética e imagem corporativa
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Ética e imagem corporativa
Uma pequena definição de ética:A Ética procura princípios que dirijam a consciência na escolha do bem e concentra sua atenção na vontade humana, porque o objeto da Ética é o ato humano, e o ato humano é produzido pela vontade.A corrupção:Já é sabido a importância que uma boa imagem empresarial representa para o mercado. Retrataremos neste trabalho, maiores detalhes dessa importância e qual a relação da ética com a corrupção da imagem das empresas. A importância da ética:
No mundo dos negócios, pode-se dizer que a imagem de uma empresa é diretamente proporcional à sua ética empresarial. (Antônio Ermírio de Moraes)A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros.É perfeitamente plausível e absolutamente necessário aliar lucros à esses valores, juntamente com valores pessoais - tais como: honestidade, justiça, cooperação, tenacidade, compreensão, exigência, prudência, entre outros – para que a imagem da empresa perante o mercado seja cada vez melhor.Percebe-se claramente a necessidade de criar relacionamento mais éticos no mundo dos negócios para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. A sociedade como um todo também se beneficia deste movimento. Eis a razão da crescente preocupação, entre os empresários, com a adoção de padrões éticos para suas organizaçõesTer padrões éticos significa ter bons negócios a longo prazo. Bons negócios dependem essencialmente do desenvolvimento e manutenção de relações de longo prazo e falhas éticas levam as empresas a perderem clientes e fornecedores importantes, dificultando o estabelecimento de parcerias, cada vez mais comuns e vitais nos dias de hoje.

A reputação das empresas e organizações é um fator primário nas relações comerciais, formais ou informais, quer estas digam respeito à publicidade, ao desenvolvimento de produtos ou a questões ligadas aos recursos humanos.

Nas atuais economias nacionais e globais, as práticas empresariais dos administradores afetam a imagem da empresa para qual trabalham. Assim, se a empresa quiser competir com sucesso, será importante manter uma sólida reputação de comportamento ético.Vale lembrar que o melhor negócio que temos é nunca perder negócios. O grau de confiança está em jogo diariamente. Um deslize neste campo é mais grave que um erro técnico. Afinal a técnica pode recuperar um erro. Já a honestidade é uma obrigação, que se não cumprida precisará de mais provas do que uma engrenagem funcionando. O mercado, como expressão da sociedade, está cada dia mais consciente e crítico das atitudes empresariais, e disposto a premiar ou condenar praticas éticas e socialmente responsáveis.A falta de ética não pode ser substituída pela competência na venda e entrega de um determinado produto ou serviço. Essa competência não tem sentido se os clientes não confiam na empresa. E um deslize ético rompe facilmente essa confiança que pode ter sido construída em uma relação de longuíssimo prazo.Credibilidade se constrói ou destrói nos detalhes. Leva tempo. Credibilidade é resultado de ações concretas e não de discursos e propagandas.Reputação e ética:
Outra importante questão que se relaciona com a ética é:
- Quanto vale a sua reputação ? Ou o que lhe custaria a corrupção da imagem de sua empresa ?
- Quanto vale para sua empresa saber que seus clientes confiam em seu produto e/ou serviço pois sabem que você é ético ?É possível mensurar a reputação? No mundo dos negócios, já existe mensuração do valor da reputação das organizações, preocupação cada vez mais crescente, visto que dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford em Outubro de 2002 indicam que a reputação de uma empresa pode corresponder à cerca de 40% de seu valor de mercado.Exemplo: Minha família vendeu uma empresa com 48 anos de boa reputação na região. Além do valor físico da empresa anexado com suas obrigações, o comprador pagou exatos 45% a mais pelo uso do nome.
O que, exatamente, ele comprou ? Reputação, confiança e fidelidade de todo um mercado de clientes que confiam na empresa. Ou seja, por ter sido sempre ética, a empresa conquistou uma imagem de valor no mercado regional que valorizou a organização em 45%.Portanto, a reputação de uma empresa é extremamente valiosa, é o que há de mais valioso para sua sobrevivência e seu sucesso. A corrupção desta imagem custaria grandes perdas, talvez até a vida da empresa.O valor para uma empresa que sabe que seus clientes confiam nela pois ela tem práticas éticas, é a garantia de bons negócios, de competitividade, de sobrevivência e de relações de fidelidade a longo prazo.Cristian Weiser
[email protected]



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