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Artigo: Inclusão de Surdos nas Escolas Regulares de Ensino Comum
(Hipatia)

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Muitos questionamentos estão sendo feitos quanto a Inclusão de surdos em escolas comuns no Brasil, principalmente no que condiz às séries iniciais. O surdo tem como sua primeira língua, a Língua de Sinais (LIBRAS), necessitando de um período de maturação cognitiva (em seus primeiros anos), para somente depois iniciar um processo de bilinguismo propriamente dito, ou seja, usar de Libras e da Lingua Oral. Por outro lado, as escolas brasileiras de ensino comumnão estão capacitadas para receber crianças surdas, nem a nível físico (salas, materiais), nem a nivel especifico (metodologias), e ainda nem a nivel de pessoal (professores especializados e/ou intérpretes). Para tanto, há necessidade de se montar uma infra-estrutura adequada, que atenda as diferenças da criança surda. As autoridades precisam refletir melhor sobre o assunto, antes de criarem impasses significativos quanto à identidade e o processo de aprendizagem das crianças surdas no Brasil, através do que chamam de Inclusão, numa educação para todos. Pois incluir, no contexto do surdo,não significa apenas inserir numa sala de ensino comum, mas respeitar suas diversidades, atendendo todas as suas especificidades.



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