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Como Destruir Uma Empresa (Crônica)
(Witer Brasil)

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Já houve uma pequena empresa, numa cidade do interior, que prosperava de maneira admirável. Seus donos eram pessoas muito queridas na cidade e o negócio era cosméticos. Os funcionários orgulhavam do trabalho vestindo a camisa da empresa com satisfação. Era um ambiente social agradável. Com trabalho reconhecido e salário um pouco acima da média da região faziam todos contentes e satisfeitos. O dia do pagamento era comemorado e todos sentiam mais felizes confinando em seus íntimos um grande contentamento. Há! Se alegria e contentamento pudessem ser eternos! Então seria essa empresa o lugar mais desejado do mundo para se trabalhar. Seria a “Meca” das atenções de grandes corporações. O seu endomarketing seria copiado e padronizado por todas organizações do mundo. Tudo isso, até que um dia, para ampliar o quadro de funcionários, e aumentar a produção, foi admitido um funcionário com grande espírito de liderança. Ele era envolvente persuasivo e tinha a capacidade de comunicar o suficiente para formar novas opiniões. Era um líder nato formador de opiniões. Grande figura que a empresa acabara de contratar. Mas esse líder não sabia, não entendia que nada nesse mundo se pode ter com desempenho máximo das possibilidades. Então ele desejava muito mais. Usando a habilidade que era o seu dom, passou a promover movimentos reivindicatórios, instigando pessoal a uma nova postura onde patrão e empregados são coisas bem distintas. Expectativas que antes eram difusas agora ficaram bem explicitas num foco pela nova liderança. Tinha que fazer prevalecer tudo que era de direitos e algo mais. Assim uma nova ordem estava assumindo na cultura da empresa. Os empregados passaram a ter o patrão como um explorador da mão de obra. Vínculos que havia entre patrão e empregado se romperam. Os objetivos da empresa deixaram de ser compartilhados. Custos aumentaram, lucros reduziram, outros benéficos a empregados ficaram inviáveis, desmotivação e problemas aumentaram até que o resultado final de uma liderança imbuída de arrogo se deu no fechamento da empresa. Era a morte da “galinha dos ovos de ouro” e desemprego das pessoas que antes eram alegres e felizes e agora, desempregados e frustrados. Entre vários tipos de liderança, existem as que constroem e as que destroem. A história que acabamos de expor é um exemplo de como uma liderança pode influenciar e destruir uma organização. O Endomarketing é o instrumento administrativo que mais apropriado se faz na empresa para manter e preservar o bom desempenho das organizações.



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