BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


ESCOLA É CIÊNCIA
(FABRÍCIO MÁRCIO BARROZO FEITOSA)

Publicidade
De onde viemos? A pergunta que alimenta a investigação e o debate suscita respostas em diversas áreas, incluindo a religião e a ciência. Para a religião, especificamente no caso dos cristãos, a Bíblia exerce papel determinante. Para os mais radicais, a Gênese contém a verdade ao apresentar a origem da Terra e dos seres vivos em seis dias e a dos homens e mulheres a partir do barro (Adão) e de uma costela (Eva). Eis, em poucas palavras, a idéia do criacionismo. Já para a ciência – que lança mão de práticas como observação, experimentação, contraprova, avaliação de modelos ou testes em laboratórios – a origem do universo e da vida ganha outras explicações, como as teorias do Big Bang e da Evolução, aceitas pela quase totalidade dos estudiosos do mundo. O alerta surge por conta da polêmica instaurada no Rio de Janeiro desde abril de 2004. Quinhentos professores (342 católicos, 132 evengélicos e 26 de outras religiões) foram contratados para ministrar aulas de religião em Campos, no norte fluminense, terra da governadora. A “ciência da criação”, como alguns chamam o criacionismo, será incluída no currículo escolar. A questão perturba os cientistas pelo fato de que quem acredita no criacionismo confere o mesmo peso a sua crença que o dado aos estudos científicos que se debruçam sobre a origem da humanidade. Muitos também utilizam o argumento de que a Teoria da Evolução está em decadência. ORIGEM DAS ESPÉCIES – A Teoria da Evolução – preconizada pelo naturalista britânico Charles Darwin no século XIX – sustenta que as espécies procedem umas das outras e que o principal mecanismo responsável pelas mudanças evolutivas é a seleção natural. Como explica a professora Rosana, essa teoria não está em questionamento. “Ainda não conhecemos todas as relações de parentesco entre os seres vivos, mas trata-se apenas de encaixar as últimas peças de um quebra-cabeças onde a imagem principal já está clara”, diz.Há equívocos no entendimento da evolução. Para os leigos, a primeira idéia que vem à mente é a da escala de evolução do homem, com imagens começando dos macacos até o Homo sapiens . Essa representação é errada, por passar um conceito de progresso e, conseqüentemente, de seres “inferiores” e “superiores”. Não se trata disso. Na realidade, tanto os homens quanto os macacos existentes hoje são descendentes de ancestrais comuns que viveram no passado, portanto nenhum é “melhor” que o outro. E isso vale para a totalidade de seres vivos do planeta.O que preocupa é uma possível confusão na cabeça dos alunos que estudarem o criacionismo nas escolas. “Na escola, deve-se ensinar ciência, não dogmas de fé”, defende. “E o criacionismo tem seus alicerces na religião, na interpretação literal das escrituras, não na observação científica”. PREPARO MELHOR – Em março de 2004, a pesquisadora publicou, no periódico científico Genetics and Molecular Biology estudo sobre as dificuldades que professores da rede de ensino básico do Distrito Federal têm ao ensinar a Biologia Evolutiva para seus alunos. Muitos acabam passando visões enviesadas, perpetuando conceitos errados. “Os próprios professores ainda têm muito arraigada a idéia de progresso e não a de adaptação”. Setenta e um professores de Biologia responderam, no ano de 1997, a um questionário elaborado pelos pesquisadores da UnB. Embora todos tivessem graduação completa, apenas 82% haviam estudado Biologia Evolutiva no curso superior. Do total, 60% dos docentes admitiram algum tipo de dificuldade para ensinar o conceito de evolução aos estudantes do ensino médio. A maioria citou falta de preparação, falta de materiais didáticos e falta de tempo para a matéria no currículo. E 62% dos professores falaram que os alunos eram imaturos e não tinham base teórica suficiente para entender bem a questão.



Resumos Relacionados


- Professor De Direito Do Tennessee Poderia Impulsionar O Criacionismo

- Biologia - Visão Geral E O Método Científico

- Origem Da Vida

- Resumo Sobre Biologia

- A Docência No Ensino Superior: A Unidade Teoria E Prática



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia