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Yin e Yang
(Hercy Santos)

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A Medicina Chinesa não está baseada só na acupuntura, ela utiliza outros meios de tratamento como ervas medicinais, exercício, equilíbrio através dos alimentos, moxa, massagem e outros meios que visam o equilíbrio do corpo. Para nós, médicos ocidentais, a acupuntura é que realmente éimpar e não temos nada no nosso arsenal terapêutico semelhante a essas formas de tratamento. Para entendermos o conceito de cura na TMC, temos que conceber um conceito de “QI”, que não existe paralelo na medicina ocidental. Qi corresponde a um fenômeno próprio dos seres vivos, sejam eles plantas ou animais, que tem a capacidade de manter a vida. Por exemplo: quando há uma fratura óssea, o médico faz o alinhamento do osso e o imobiliza. O organismo daquela pessoa “sabe” como regenerar o tecido ósseo, na sua anatomia e fisiologia plena.. Esse mecanismo que é próprio de seres vivos é o que a TMC denomina QI; se cortarmos uma árvore, se a vida ainda existir, ela se regenerará. O qi é resultante de dois elementos que existem no universo como um todo: o Yin e o Yang. Ao observar a natureza, os antigos chineses deduziram que tudo no universo tem duas polaridades: a Yin que poderíamos considerar o pólo negativo e o Yang, que seria o pólo positivo. Não existe uma conotação de bom ou mau, são polaridades dos fenômenos da natureza que se relacionam mutuamente e que se complementam.O yin não pode existir sem o Yang e vice-versa. São pólos extremos, opostos mas dentro do yin e do yang está incluída a sua parte oposta, ou seja, dentro da natureza yang, está o yin. Há um movimento cíclico e contínuo desses dois elementos: quando o Yin chega ao seu potencial máximo começa a se transformar em Yang. Um exemplo claro desse conceito seria compararmos o Yin como sendo Noite e Yang como sendo Dia. O dia não pode existir sem a noite, eles fazem parte do mesmo fenômeno, e se complementam. Quando a noite chega ao seu potencial máximo, meia noite, o yin começa a transformar-se em Yang (dia); este ao atingir seu limite (meio dia) começa a transformar-se em Yin; assim o ciclo é mantido. Entre os extremos (meia noite e meio dia) existem as fases intermediárias. Poderíamos exemplificar também com as fases do ano, quando o inverno seria o yin e o verão o yang. Com fases intermediárias. Com esse conhecimento sabiam quando plantar e colher.Observando a natureza, os antigos chineses deram origem à filosofia Taoísta que, de forma pragmática, servia para interpretar tudo no universo.Assim no Tao, o Universo é formado por duas partes opostas, yin e yang que têm como lei: a contradição, a interdependência, o crescimento, a diminuição e a mutação entre eles. Todo tem polaridades opostas e interdependentes. No organismo vivo, se o yin se separar do yang, termina a vida.O alimento é yin (matéria) o metabolismo é yang (energia). O desequilíbrio entre yin e yang gera doença, esse movimento existe no corpo, um transformando-se no outro de forma harmônica, durante o dia predomina o sistema simpático que propicia atividade, a noite há um predomínio do parassimpático, proporcionando repouso. Isso de forma interdependente, e um contido no outro, visto que, se necessário, o yin pode estar durante o dia para repouso e regeneração e o yang aparecer à noite para atividade e luta. O corpo constitui um todo, físico e mental, integral, formado de Yin e Yang. Na sua fisiologia a função é yang e as substâncias são yin; sem substância nutritiva não se produz energia (ATP). Sem energia não se pode obter o yin que vem da nutrição. Se ocorrer predominância de yin ou de yang por causa de certos fatores de adoecimento, há como conseqüência alterações fisiológicas que se transformam em processo patológico entre a desarmonia do Yin e do Yang.A deficiência de Yin apresenta-se com calor no corpo, agitação e deficiência de yang apresenta frio corporal, adinamia.As doenças, por mais complicadas que sejam, suas manifestações clinicas serão da desarmonia do yin e do yang, podendo-se sintetizar em síndromes yin ou síndromes com características yang. Se na inspeção da pele há cor clara ou vermelha, indica yang, se for cor opaca e pálida é yin. Se a voz é alta, forte, indica yang, se a voz for baixa e respiração fraca, indicam yin; se o pulso estiver acelerado, forte tem característica yang; o pulso filiforme, fraco, lento tem características yin. Para de tratar a hiperatividade de yang devido a deficiência de yin temos que ter técnicas para nutrir o yin e acalmar o yang. Enfim, temos que sedar o excesso e tonificar a deficiência com a finalidade de mudar o anormal e recuperar o estado de equilíbrio Yang e Yin.



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