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CÓDIGO DA VINCI - Deve-se criticar esta obra? E a liberdade de expressão?Infelizmente, faz-se muita confusão em torno dos termos crítica e liberdade de expressão. A crítica deve ser vista como algo naturalnuma sociedade aberta e plural. Certamente que Dan Brown terá toda a liberdade para se exprimir como entende, e O Código da Vinci é,neste aspecto, perfeitamente lícito. Contudo, o que não se entende é que tantos, sobretudo leitores entusiasmados, se indignem contra a scríticas feitas a esta obra. Há que evitar dois excessos: por um lado,deve-se evitar todo o tipo de censura. Nenhuma obra deve ser censurada,na minha opinião. O outro excesso consiste em afirmar que a obra está acima de crítica, ou afirmar que quem a critica não tem o direito de o fazer.Porque que se preocupa tanta gente com os erros históricos deste romance?Por uma simples razão: Dan Brown quer que o seu livro seja lido como um trabalho que teve anos de pesquisa histórica por detrás. DanBrown quer que os seus leitores acreditem nas teorias do livro. Como essas teorias são falsas, é perfeitamente natural que tantas pessoas procurem informar os leitores, que já são dezenas de milhões, dos perigos de uma leitura literal desta obra. Para mais, como as falsidades históricas que constam na obra dizem respeito, sobretudo, à figura de Jesus Cristo e à história da Igreja Católica, é normal que os cristãos, mas principalmente os católicos, procurem esclarecer os leitores acerca destes factos.Está mesmo uma mulher sentada à direita de Cristo na Última Ceia? Não. Em 500 anos de admiração e estudo da obra de Leonardo daVinci, nunca ninguém o afirmou. Até 1997, esta teoria simplesmente não existia. É neste ano que o casal Picknett e Prince editam a sua obra O Segredo dos Templários.São eles os criadores da tese de que seria Maria Madalena a personagem retratada ao lado de Cristo nesta pintura. Mas é curioso notar que osseus antecessores, o trio Lincoln, Baigent e Leigh, em 1982, o ano em que saiu a obra O Sangue de Cristo e o Santo Graal, tinham defendido a teoria de que à direita de Cristo nesta pintura estivesse o apóstolo Tomé, referido por estes autores como o "irmão gémeo" de Jesus! Onde o trio consegue ver em 1982 um homem gémeo de Jesus, o casal Picknett e Prince descobre, em 1997, que essa figura é, afinal,uma mulher. Podemos imaginar os entusiasmados leitores do best-sellerde Lincoln, Baigent e Leigh a discutirem animadamente, no início dosanos oitenta, as teses do "gémeo" Tomé. Deste modo, damo-nos conta da insensatez de assistirmos de novo, apenas volvidas duas décadas, ao mesmo entusiasmo, mas desta vez procurando-se, no lugar do gémeo Tomé, uma mulher, que seria Maria Madalena! Na verdade, tudo vale, quando o que interessa é vender pseudo-história.Pergunte-se a qualquer especialista em arte quem ali está representado e a resposta será a mesma: à direita de Jesus está o apóstolo João, o discípulo amado, sempre colocado à direita de Jesus em qualquer quadro com a Última Ceia. João ocupa sempre o lugar de eleição. Joãoera o mais novo dos apóstolos: em quase toda a pintura ocidental cristã, João é pintado com feições de adolescente, muitas vezes sem barba e com uma face delicada. A pintura do gótico retrata-ofrequentemente com uma estatura menor da dos restantes apóstolos parareforçar a sua juventude face aos demais. No caso da pintura deLeonardo, é bem sabido que este artista recorria frequentemente à representação efeminada de homens jovens. O seu quadro de São JoãoBaptista, por exemplo, mostra-nos um jovem com traços bem femininos. Ofacto de o apóstolo São João ser, tradicionalmente, retratado como umjovem ainda não adulto permitiu a Leonardo representar este apóstolo como uma figura efeminada sem que isso levantasse qualquer suspeita aos monges que comeram naquele refeitório durante anos a fio.



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