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Acredito que, de uma forma geral, a prática da docência no sistema público brasileiro tem se revelado uma atividade muito angustiante. Alguns itens que formulei podem ser esclarecedores em relação à abordagem genérica do tema nos jornais do país: 1 - Estrutura material (física) da rede de ensino insuficiente. 2 - O peso da tradição escolar versus uma nova estrutura social. 3 - Dificuldade de coesão entre discursos multifacetados de pais, direção, colegas e alunos.4- Competição “injusta” entre professores e mídia.5- Ausência de orientação pedagógica constante e (re) qualificação profissional. 6 - Ausência de apoio de um profissional de saúde – área de psicologia. 7- Ausência de uma maior interação entre comunidade e escola pública. 8 - Problemas privados da família que refletem no comportamento dos alunos no interior da escola. 9 - Política mais efetiva e duradoura de estímulo profissional – remuneração condizente com a profissão e plano de carreira. 10 - Apoio da sociedade e, de uma forma mais específica, dos sujeitos (individuais) mais próximos do profissional da educação no seu dia-a-dia. Cada item aqui enumerado é de conhecimento de todos aqueles que trabalham com educação. É também de conhecimento da coletividade (em sua parcela instruída) a crise por que passa a educação no Brasil; problema que, em grande medida, pode ser sentido por meia da leitura de jornais nos termos aqui discriminados.



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