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Educação Pública e Docência no Brasil
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Acreditamos que, de uma forma geral, a docência tem se revelado, na prática, uma atividade muito angustiante. Alguns itens podem ser esclarecedores: 1- Estrutura material (física) da rede de ensino insuficiente. 2- O peso da tradição escolar versus uma nova estrutura social. 3- Dificuldade de coesão entre discursos multifacetados de pais, direção, colegas e alunos. 4- Competição “injusta” entre professores e mídia. 5- Ausência de orientação pedagógica constante e (re) qualificação profissional. 6- Ausência de apoio de um profissional da saúde – área de psicologia. 7- Ausência de uma maior interação entre comunidade e escola pública. 8- Problemas privados da família que refletem no comportamento dos alunos no interior da escola. 9- Política mais efetiva e duradoura de estímulo profissional – remuneração condizente com a profissão e plano de carreira. 10- Apoio da sociedade e, de uma forma mais específica, dos sujeitos (individuais) mais próximos do profissional da educação no seu dia-a-dia. Cada item aqui discriminado é de conhecimento de todos aqueles que trabalham com educação. Contudo, é de conhecimento da coletividade (em sua parcela instruída) a crise por que passa a educação no Brasil.



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