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Cuidado com a sua imagem! A primeira impressão é a que fica.
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Prega o dito popular que a primeira impressão é a que fica. Talvez seja um pouco de exagero pensar que é impossível desfazer um mal-estar ocorrido no primeiro encontro. Mas um decote extravagante, uma frase mal colocada e o celular que toca bem na hora em que você seria apresentada ao cliente podem comprometer a imagem que se faz de você e até influenciar alguma tomada de decisão futura.
A primeira impressão é baseada, prioritariamente, no visual. É preciso haver uma sintonia entre roupa, cabelo, maquiagem, cuidados pessoais, acessórios, objetos, comportamento e gestos. Quando algo destoa, põe-se em risco a credibilidade.
O modo mais adequado de vestir-se varia de acordo com o clima, o cargo, a empresa em que trabalha e a ocasião, mas alguns descuidos são proibidos. Essa lista inclui sapatos gastos ou maltratados, exagero nos acessórios, roupas antiquadas, manchas, tecidos muito desgastados, surrados ou com bolinhas, saias acima dos joelhos e decotes profundos. Não faz sentido permitir que detalhes comprometam a imagem de profissional bem-sucedida que as pessoas devem fazer de você.
Tão importante quanto seguir um padrão é fazer isso sem perder o estilo.
Desde que sejam bem dosados, sorriso, simpatia e bom humor escancaram as portas em qualquer lugar. Pensar antes de falar também é básico e, sob hipótese nenhuma, fale mal de alguém.
Se houver constrangedores momentos de silêncio antecedendo a uma reunião, prefira falar sobre assuntos mais gerais, do trânsito da cidade ou da proximidade do final de semana. Amenidades nunca comprometem.
Algumas normas de elegância:
- Bom senso é o que manda na hora de encarar o guarda-roupa. Certos ambientes comportam até calça jeans - desde que não seja rasgada, puída, com cintura baixa ou desbotada -, como agências de publicidade. Na dúvida, escolha roupas mais formais.
-Pontualidade. Culpar o trânsito pelo atraso é pior do que não falar nada. Saia uma hora antes de onde estiver e leve um jornal para passar o tempo se chegar adiantada.
-Mãos cheias, nunca! Bolsa, sacola, nécessaire, pastas e livros ficam no carro. Quanto mais objetos carregar, maior o risco de derrubar algo, amassar a roupa ou passar a sensação de desorganização. E chegue sempre com a mão direita vazia para cumprimentar o outro.
- Linguagem corporal diz muito. Postura ereta e gestos receptivos apontam segurança. Evite cruzar os braços ou segurar a pasta contra o peito. Pode parecer que você está se protegendo.
-Demonstrar conhecimentos sobre a empresa e o cenário socioeconômico conta pontos, mas cuidado para não parecer arrogante. Essa atitude pode intimidar a outra pessoa.
-Olhe nos olhos da pessoa, principalmente quando estiver cumprimentando-a. Todo mundo é um pouco egocêntrico e, ao interagir com alguém, deseja cem por cento de atenção. Dizer o nome da pessoa durante a conversa também funciona bem.
- Na verdade, na minha idade... Caso a pessoa que a espera aparente menos idade do que você imaginava, nada de expressar surpresa. Em vez de tomar isso como um elogio, ela pode imaginar que você a considera jovem demais e inexperiente para a posição que ocupa.
-Sagrada família. Uma pergunta sobre a família não deve desandar numa resposta que conte as últimas gracinhas ou o sarampo das crianças. Limite-se a falar se é casada ou não, se tem filhos e qual é a idade deles.
- Além de todas as dicas anteriores, seja simpática e sorria durante a entrevista ou reunião. Mas, se você é tímida, não faça nada que não soe como natural. Respeite a si mesma e evite o que não a deixa à vontade.



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