BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


empreendedorismo
(alberto mansur)

Publicidade
CRIATIVIDADE: A REGRA Nº. 1 DA EMPRESABeto Mansur Em tempos de concorrência acirrada, a criatividade é o elemento essencial para se destacar no mundo empresarial. No século IV a.C., o filósofo Sócrates defendeu que o homem tinha duas ações importantes: a busca de conhecimentos e a expansão de idéias, ou seja, da imaginação. O ato de expandir idéias é o poder intelectual que o homem tem de criar novos produtos ou serviços que venham fazer diferença frente à concorrência. Até o final dos anos de 1980, o profissional tinha como tendência, seguir a maioria. Mas, atualmente, as ações da maioria não passam de uma mesmice e este caráter, não vence a concorrência. Então, isso não serve para a atualidade do empreendedor. Hoje, frente à concorrência, temos que fazer a diferença. O empreendedor tem que perceber, antes dos concorrentes, qual o produto ou serviço que o mercado está necessitando. No dia-a-dia, temos interessantes idéias e como alguns não têm a iniciativa de anotá-las, elas acabam caindo no esquecimento e dessa forma, não podemos aproveitá-las. Às vezes, nossa mente pode falhar. Assim, ao brotar das idéias, tenha a ação imediata de anotá-las, para depois, passar para o Caderno de Novas Idéias. Você já teve essa idéia? O ato de anotar idéias é uma atitude prática de se armazenar e manobrar idéias, que aos poucos, ganharão forma. No início do século XX, Henry Ford teve notícias da criatividade e da iniciativa de um jovem conhecido como Renault. Este empreendedor decidiu participar, na França, de uma corrida de carroças puxadas por animais. Esse francês teve a criatividade de substituir a força animal, pela força de um motor de 2 HP. Final da história: Renault, embora com a propulsão de um motor, perdeu a corrida, não desistiu e passou a estudar como melhorar o uso de um motor em carroças. Nos EUA, Henry Ford decidiu discutir tal criatividade e iniciativa com Tomas Edson – o inventor da lâmpada elétrica. Depois de apresentar suas idéias, Edson respondeu a Ford: - é por aí! Ford, que vinha de uma família de construtores de carroças, passou a desenvolver sua criatividade quando estudou a maneira de como instalar um motor e apresentar aos seus potenciais clientes, um novo produto útil e prático. As carroças produzidas pelos Ford tinham um custo em torno de 500 a 800 dólares. Além do custo elevado, a encomenda, por ser 100% artesanal, demorava próximo dos sessenta dias para ser entregue aos clientes. Era preciso modernizar o produto e baixar o custo. O final da história você já conhece: a criatividade e a iniciativa deram origem ao útil e prático automóvel. Portanto, seja curioso! Crie, faça suas idéias ganharem corpo; tenha iniciativa e fique à frente da concorrência. E mais: quando você começar a anotar suas idéias, você vai se surpreender. Beto Mansur é Advogado pela UEM – PR, Qualificação Empretec pela ONU/Sebrae, Diretor de Marketing da Bem Bonito Materiais Artísticos, de Londrina – PR, Colunista da Revista da Cidade, de Arapongas – PR, Pós-graduando em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor do Curso Pré-vestibular Universitário, de Londrina e palestrante de Empreendedorismo, História e Sociologia.Para contato, nos envie e-mail para [email protected]



Resumos Relacionados


- ética Na Empresa Do Século Xxi

- Empreendedorismo

- Inovação E Competitividade

- Ideias Malucas Que Funcionam

- As Visões De Filion E A Evolução Do Empreendedorismo



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia