BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


tecnologia nas escolas
(vários)

Publicidade
As escolas buscam se apropriar de uma tecnologia que satisfaça a todas as áreas e a todas as faixas etárias. Há diversas propostas pedagógicas, projetos escolares, que visam contemplar as diferentes realidades. Já é possível afirmar que a tecnologia modifica a expressão criativa das crianças, alterando sua forma de adquirir conhecimento, ou seja, sua cognição. Os recursos atuais (os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, e outros...) trazem novas formas de ler, de escrever, de agir e de pensar. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma diferente, o que gera no indivíduo uma maneira distinta de ler e interpretar o que escreve. Logo, computadores não apenas ajudam a aprender, criam novas formas de aprendizagem. A interação das crianças e a sua relação com o computador, frente ao vídeo, torna-se um momento de desafio, de curiosidade, operam sempre na busca, são experimentadores curiosos, transformam-se em pesquisadores diante das diversas possibilidades. Ocorre o aprendizado por meio do fazer, da relação diferente com o objeto técnico, apoiada na experimentação, no ensaio e erro, na motivação pelos inúmeros recursos oferecidos. Porém, é preciso equilíbrio e bom senso no uso da informática em sala de aula. O papel dos pais e dos professores, como mediadores do processo, é fundamental. A criança é um ser social, cabe aos adultos que a cercam, mostrar-lhes o mundo real em sua complexidade, a fim de que compreendam que toda ação virtual só fará sentido se estiver voltada para a transformação da realidade - uma transformação em que a tecnologia esteja a serviço da imaginação criativa. Quando se discute sobre as várias maneiras de se utilizar aplicativos computacionais na Educação, pensa-se sempre em como esses recursos tecnológicos poderiam ser utilizados da melhor maneira possível para enriquecer o processo ensino/aprendizagem, e, além disso, desenvolver a criatividade, o raciocínio e diversas habilidades nos estudantes. Os professores-educadores devem sempre refletir sobre as possibilidades desses aplicativos no desenvolvimento de processos de pensamentos, refletir e pensar nos objetivos que desejam alcançar explorando um ambiente ou outro, no tratamento de vários conceitos relacionados a domínios específicos do conhecimento. É importante que as crianças e adolescentes tenham acesso às diversas tecnologias, porém sempre predominando o ato de ensinar e aprender, de examinar criticamente o que está sendo desenvolvido, de haver significado para os alunos e estar contextualizado com as diversas realidades.



Resumos Relacionados


- Era Digital Na Educação

- Www.shvoong.com

- Uso Da Tecnologia Como Mediadora No Ensino-aprendizado

- A Internet Como Ferramenta No Ensino E Aprendizagem

- O Papel Do Educador Na Introdução Da Informática Na Escola



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia