Cidade de Deus
(Fernando Meirelles)
O nome dadopara o longa de Fernando Meirelles, com co-direção de Kátia Lund, é umparadoxo, porque na Cidade de Deus (Brasil,2002) “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. E esse é o começo dofim, em que uma galinha e um garoto se encontram em meio a linha de fogo detraficantes e da polícia. Porém essa não é uma situação perigosa, pondo emvista os acontecimentos anteriores e posteriores. Buscapé (Alexandre Rodrigues)narra e vive a história do conjunto habitacional, homônimo ao filme, situado emJacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Um lugar criado nos anos 60 e caracterizadopela sua radical transformação em uma favela anos 80. Operíodo do filme que compreende os anos 60 é marcado por um cenário desolado,em que as casas são carentes de infra-estrutura. Nesse ambiente osprotagonistas, ainda crianças que jogam bola em um campo de terra batida,começam a definir o caminho que seguirão futuramente. Os integrantes do “TrioTernura”, Marreco, Cabeleira e Alicate, são considerados os bandidos mais perigososdo Rio de Janeiro, mas não passam de simples ladrões de caminhão de gás. Dadinho(Douglas Silva), o futuro chefe do tráfico, segue a conduta do trio, mas formaimpressionante, quando consideramos que a maldade revela-se como retrato de suapersonalidade. Assim, Dadinhoconvence o “Trio Ternura” a ampliar sua atuação: assaltar um motel. E em seuprimeiro contato com uma arma resolve colocar toda a sua vontade de matar em prática. O momento dofilme que dita qual é o destino de quem decide ser marginal, ou morre ou vaipreso. Inicia-se asegunda fase, o cenário se transfere para os anos 70. As casas já adquirem umestilo amontoado, nota-se a presença de prédios mal estruturados, próprio dasfavelas, e o tráfico começa a ser um negócio lucrativo, primeiro com a maconhadepois com a cocaína. Nesse período a black music tematiza os bailes e adivergência de opções de Buscapé, que quer perder a virgindade com uma garotade sua turma e ser fotógrafo, e Dadinho, que após fechar seu corpo em umacerimônia de umbanda recebe um novo nome: Zé Pequeno. Zé Pequeno é obandido, que não pensava duas vezes em matar quem passasse pelo seu caminho.Ele passa a ser o dono da Cidade de Deus e como diz Buscapé: “Se o tráficofosse legal, ele seria o homem do ano”.Em poucos dias as bocas de venda de drogas já eram quase todas suas. Emsua conquista pelo poder apenas uma boca foi poupada, a do Cenoura (MatheusNatchtergaele), mas sempre será ameaçada. Pois Bené, amigo inseparável de ZéPequeno é agente amenizador das crises entre essa coexistência de bocas. Ele éo típico bandido politicamente correto e amigo de todas as pessoas da favela. Oque ele queria mesmo era curtir a vida.Há umasequência antológica merecedora de ser exemplo para o trágico social mostradoem Cidade de Deus. Os meninos sem pai nem mãe, conhecidos como a “caixa baixa”cometem pequenos furtos dentro da própria favela. E essa é uma infração gravedentro da constituição legal existente ali, onde os comerciantes são protegidosem troca da facilitação das negociações do tráfico. De acordo com a constituiçãodaquele estado não deveria haver qualquer perigo que promovesse a desconfiançados clientes. Diante disso, Zé Pequeno aplica a dura pena aos infratores e comoexemplo a morte de um deles. Durante a suafesta de despedida Bené é morto por um integrante da boca do Cenoura. E ZéPequeno estupra a namorada de Mané Galinha (Seu Jorge), por ela se recusar adançar com ele. Isso faz com que esses dois personagens se defrontem,desencadeando uma guerra entre as duas bocas. Mané Galinha é visto como o heróida Cidade de Deus, aquele que salvará os simples moradores dos domínios daquelepoder, pois o papel da polícia dentro dos limites da favela é figurado pelaextorsão. Mas na medida em que Mané Galinhase envolve na guerra entre as duas bocas, também sela o seu destino trágico. Éválido notar que nesse momento de extrema ação, fica a impressão de que afavela é composta apenas por traficantes. A população honesta é praticamenteignorada em meio às cenas caracterizadas pelas trocas de tiros, bombas caseirase de uma longa renovação de interessados em defender o conflito.Cidade de Deusencerra com o embate do futuro do tráfico, que não acabará. Fica entãodeterminada à mensagem de ninguém sai ileso. Buscapé, que prefere os caminhoshonestos, é contratado como estagiário de um jornal. E a “caixa baixa” assume ocontrole da favela, mostrando ser aquela uma condição cíclica da cultura socialdo ambiente composto pela classe baixa brasileira.
Resumos Relacionados
- Cidade De Deus
- Cidade De Deus - Filme
- Cidade De Deus
- Notícias De Uma Guerra Particular
- Falcão Versus Cidade De Deus-as Divergências De Dois Clássicos Cinematográficos Brasileiros
|
|