Corporativês
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Com o passar dos anos e a introdução de conceitos americanos nas técnicas de gestão das grandes empresas, as características do meio corporativo tornan-se mais particularizadas. Um bom exemplo desta individualização é o vocabulário, hoje, rico em siglas e charmosas expressões estrangeiras, adaptando ao mundo dos executivos um dialeto próprio. É comum no corredor destas organizações encontrar colaboradores - outrora funcionários - usando expressões como "B2B" durante um floow-up (discussão informal). A propósito"B2B" é uma obreviação carinhosa para "business to business". Nas reuniões de board por exemplo são discutidos temas como: budget, core business, market share, target e o corporate purpose. Senhoras e senhores, apresento-lhes o Corporativês! Observe a "tradução" da frase acima: Nas reuniões de do conselho diretor das empresas são discutidos temas como o orçamento, o negócio principal da empresa, a fatia de mercado, o alvo e o objetivo central da organização. Todos os dias expressões como commodity (produto primário) e CEO (cargo mais alto dentro de uma empresa), saem das páginas dos livros de TGA e se instalam no nosso dia-a-dia. Portanto, atualize-se. Segue a lista de algumas das expressões mais famosas do "corporativês", fique por dentro.B2C: business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet Benchmark: parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias Branding: É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa Break even point: o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram Breakthrough: trata-se de um avanço em determinada área Broad band: banda larga CEO - chief executive officer: É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte. Coaching: sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos Counseling: Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira Country-manager: diretor-geral para o país Downsizing: redução no número de funcionários da empresa Empowerment: Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais Endomarketing: é uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos ERPs: sistemas de gestão empresariais Feedback: É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado. Fine tuning: sintonia fina, calibragem Follow-up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram Forecast: previsão Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa Headhunter: caça-talentos do mundo corporativo Intranet: rede de comunicação interna e exclusiva das empresas Job rotation: rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha L.L.M: Master of Laws, mestrado em direito Market share: fatia de mercado Markup: é um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista) MBA in company: MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico MBA: sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas Mentoring: profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira Nepotismo: favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder Networking: construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação. Outplacement: serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira. Sales manager: gerente de vendas Spread: taxa de risco Supply chain management: gerenciamento de cadeia de abastecimento Target: alvo TI: sigla de tecnologia da informação Toró de palpites: tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos Trend: tendência Por: Day Laurindo
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