Anísio Teixeira e o Nacionalismo Desenvolvimentista
(Carlos Barreira)
No presentetexto, integrante de uma coletânea de artigos sobre o brilhante educador brasileiro Anísio Teixeira, o autor Carlos Barreira procura estabelecer relações entre a atuação de Anísio Teixeira, como educador, filósofo, administradore político e a doutrina econômica do nacional-desenvolvimentismo, doutrina esta que propunha o desenvolvimento econômico como forma de reduzir a pobreza e trazer progresso para o País. O elemento mediador que uniria Anísio Texieira à doutrina nacional-desenvolvimentista seria materializado a partir da construção de uma escola com uma orientação filosófica pragmática e que contivesse em suas diretrizes a premissa liberal de formação das camadas médias para o mercado de trabalho, bem como da preparação permanente para a adaptação frente às mudanças do mundo moderno. Segundo o autor, esse seria o principal ponto de contato entre Anísio Teixeira, representante do pensamento filosófico do pragmatismo, e a doutrina nacional-desenvolvimentista, oriunda de organismos econômicos internacionais, como a CEPAL e a OEA, que se articulavam em relação às questões econômicas e sociais do Brasil (e da América Latina) nos anos de 1950 e 1960. O texto de Carlos Barreira, ao que tudo indica traria para a Pesquisa em História da Educação uma contribuição bastante importante, no sentido de tornar possível compreender alguns pontos de contato entre o pragmatismo deweyano presente no pensamento de Anísio Teixeira e o pensamento econômico nacional-desenvolvimentista em voga no Brasil dos anos de 1950, especialmente no tocante ao papel da escola enquanto instituição construtora dos ideais de progresso, liberdade e democracia, os quais deveriam ser diretrizes norteadoras da formação das futuras elites dirigentes do País. Concluindo, diria que a compreensão do processo de junção do projeto de desenvolvimento nacional ao projeto de escola progressiva proposta por Anísio Teixeira se constituiria numa chave para o resgate do significado de algumas das desenvolvidos pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos durante os anos de 1950 e 1960.
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