BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Avaliar é buscar Justiça
(Jussara Hoffmann; Fatima Christina Labruna Moreira Santos)

Publicidade
Este resumo consiste em um trabalho realizado por Fatima ChristinaLabruna Moreira Santos a respeito da obra de Jussara Hoffmann sobreo tema Avaliação Educacional, e é apresentado em forma de tópicos com ivistas a facilitar a síntese máxima de informaçãoes para o leitor.
Algumas funções da avaliaçãosegundo Fatima Christina Labruna Moreira Santos- Avaliação como possibilidade de melhoria e intervenção no cotidiano escolar;- Avaliação como instrumento de diálogo das instâncias componentes do ambiente de aprendizagem das escolas ( processo de trocas entre professores e alunos e , entre alunos e alunos ) ;- Avaliação com atribuição classificatória e competitiva ( modelo padrão , característica do último século ) ;- Avaliações quantitativas ( testagem objetiva,muito utilizada na Psicologia Escolar)- Avaliação mediadora ( critica a avaliação classificatória e competitiva , dá a maior prioridade possívelaos resultados coletados ) ;- Avaliação como processo investigativo (Objetiva o desenvolvimento de umprocesso de mudança , o qual deve ser:lento, tendo em vista que é umprocesso ético,e quecontém em si um juízo de valor ) ;- Avaliação como processo de acompanhamento ( e não mais de Julgamento );- Avaliação como instrumento político , avaliação controladora e classificatória ( estes três adjetivos dão conta do que foi a avaliação neste século ) ;- Avaliação significativa ( Registrar mais dados significativos do que os classificatórios – os professores tem que ter um compromisso ético de acompanhar os alunos e sua história ) .Considerações feitas por Jussara Hoffmann sobre avaliação :- A avaliação não pode ser instrumento de punição mas de diálogo;- Todo processo de mudança deve ser lento . Processo avaliativo contém juízo de valor , de acompanhamento do desenvolvimento do ser humano ;- Processo avaliativo nada mais é que esse processo ético , porque o professor está comprometido com os juízos de valor que emite sobre o aluno ;- Nós transformamos uma escola via processo avaliativo , porque discutindo com os professores , os princípios avaliativos nós acabamos reformulando currículos , metodologias procedimentos , a própria estrutura da escola , o dentro e o fora da escola , travando maior relação com,os pais e a comunidade ;- Nós buscávamos até agora a objetividade , a precisão , a justiça , o homogêneo, tudo que fugia a regra era ruim . Hoje nós procuramos perceber o diferente nos alunos e professores , não como ruim mas apenas como diferente ;- Tornar esses alunos aptos a buscarem e criticarem informações com autonomia intelectual e moral frente as imagens que o mundo lhes apresenta;- A avaliação deixa de ser o julgamento do desempenho alcançado pelo aluno para ser , então , a própria intervenção do processo ;- A avaliação não vai deixar de estar ligada ao controle na escola , controle esse em benefício da aprendizagem do aluno , em benefício da escola e do próprio professor ;- A verdadeira auto-avaliação é aquela que permite ao aluno tomar consciência sobre os seus processos de conhecimento ;- Com gente , temos que cultivar mudanças , regando lentamente ;- Nós temos conflitos nas escolas que se dão sadiamente no encontro entre as práticas tradicionais e as novas práticas , é compreensível que as pessoas queiram seguir velhas práticas , não é fácil aventurar-se no desconhecido ;- Algumas escolas mudaram na faixa da Educação Infantil , onde atuam professores mais jovens mas continuam com o currículo tradicional de 5ª a 8ª série e no segundo grau , muito preocupadas com a questão do vestibular ;- Enem ( processo classificatório , avaliar o Ensino Médio e dar os primeiros passos para um novo instrumento de seleção para o ensino superior .



Resumos Relacionados


- O Que é Avaliação

- Avaliação Educacional

- A Avaliação Do Ensino Superior No Século 21: Análise De Três Projetos Nacionais

- Portifólio, Avaliação E Trabalho Pegagógico

- Avaliação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia