BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


ALFABETIZAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: uma análise didático-metodológica
(Fatima Christina Labruna Moreira Santos)

Publicidade
O resumo ora apresentado se inicia com a citação destas belas palavras:
Apelo de um ExcepcionalOlha para mim não tenha receio.Fala comigo mesmo que penses não te poder ouvir.Sorri para mim mesmo que não consiga te ver.Ensina-me mesmo que não pareça te entender.Tenta,vale a pena, tenta mais um pouco,Pois chegarás a me aceitar e aprenderei a te amar.( Helena ANTIPOFF )
Este estudo consiste em uma observação participante realizada por Fatima Christina Labruna Moreira Santosem uma Instituição Escolar Estadual na área de Educação Especial que atende à deficientes auditivos, mentais e visuais. Enfocamos no referidoestudo o processo de alfabetização dos deficientes visuais, fazendo uma análise didático-metodológica relativa aos programas de ensino desta instituição em termos teóricos e práticos. O estudo teórico abrange 4 capítulos (2,3,4 e 5) sobre a deficiência visual, o atendimento dos deficientes visuais, o papel da família, e a atuação do Estado e da Escola e da Sociedade quanto a questão da deficiência. Esse estudo, contém uma análise das relações entre professor/ aluno, escola/ família e Estado, no que se refere a sua atuação junto aos deficientes visuais, na perspectiva da inclusão. O estudo de campo teve como objetivo verificar a relação entre a teoria e a práticado ponto de vista da didática e do currículo,analisando os aspectos teóricos que embasam a prática dos educadores responsáveis pela alfabetização de deficientes visuais. Com isto, após analisar o campo foi possível constatar que a perspectiva teórica adotada pelos professores correspondia verdadeiramente a sua prática pedagógica cotidiana Ao fim do estudo aautora conclui que a relevância da discussão motivada por estudos como esse se deve ao fato de que é necessário compreender o processo de aprendizagem de um deficiente visual, apreendendo passo a passo suas descobertas, promovendo seu desenvolvimento como um indivíduo capaz de crescer e realizar-se a despeito da deficiência que carrega.



Resumos Relacionados


- Tactile Minds

- Nokia Cria Serviço De Sms Para Deficientes Visuais

- Passos Para A Inclusão

- Um Olhar Diferente Sobre As Deficiências

- A Docência No Ensino Superior: A Unidade Teoria E Prática



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia