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Home Care ou Assistência domiciliar: Uma Modalidade de Assistência à Saúde
(Maria Elisa de Souza Teixeira Silva)

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Atendimento Domiciliar ou Home Care é uma modalidade de assistência à saúde desenvolvida na residência do paciente, por um profissional  ou equipe de saúde . A assistência deve ser desenvolvida baseada numa sistematização através do Histórico (entrevista e exame físico), Diagnóstico, Prescrição e Evolução, onde tudo que se realiza é registrado para fins de reembolso e ético-legais. Os procedimentos realizados no domicílio são ações que buscam promover a reabilitação e a manutenção da saúde do indivíduo.
   Fatores que levam a esta modalidade de atendimento:
   - O crescimento da populacão idosa;
   - O aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas ;
   - A implantação de novas políticas na área da saúde para conter os altos custos, minimizar a utilização de recursos hospitalares (nível terciário).
  Tipos de Atendimento Domiciliar:  
  Sob esta denominação estão todas as formas de atendimento à saúde em domicílio, mas basicamente ela se divide em dois tipos de assistência: PAD - Programa de  Assistência Domiciliar  e PID -   Programa de Internação Domiciliar. O tipo de atendimento deverá ser determinado após a avaliação das necessidades do paciente/cliente,  levando em consideração o ambiente em que ele vive e a família na qual ele está inserido.
  -  PAD ( Atendimento Domiciliar): são atividades assistenciais desenvolvidas na residência do paciente/cliente, por um profissional ou equipe de saúde, com uma periodicidade definida de acordo com a necessidade ou complexidade da assistência.     
  - PID ( Internação Domiciliar): são atividades assistenciais desenvolvidas na residência do paciente/cliente, por um profissional ou equipe de saúde com a implementação de recursos materiais e humanos, ou seja, tem-se a presença de um  profissional da área de saúde, em tempo integral.
  O plano assistencial deverá estar voltado à recuperação e a reabilitação do individuio , promovendo sua autonomia tanto quanto possível
  Independente do tipo de atendimento o paciente/cliente e sua família deve contar com um serviço de apoio de 24 horas - Call Center, onde se pode receber esclarecimentos ou orientações.
  Benefícios deste tipo de assistência:
  - Redução do nº de internações;
  - Redução do tempo de institucionalização (internação) ;
  - Suporte (treinamento) ao paciente, à família e/ou cuidador;
  - Segurança e conforto por estar num espaço diferenciado (seu ambiente ); 
  - Maior envolvimento da família, estreitando laços familiares;
  - Melhor entendimento dos familiares em relação a evolução natural da enfermidade;
  - Satisfação do cliente e sua família.
   *O Atendimento Domiciliar representa uma estratégia de atenção à saúde que abrange mais do que o simples fornecimento de um tratamento médico no domicílio. É um método voltado ao cliente visando sua autonomia e suas habilidades funcionais dentro do seu próprio contexto. ( *2Protnow e Smuels)



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