Home Care ou Assistência domiciliar: Uma Modalidade de Assistência à Saúde
(Maria Elisa de Souza Teixeira Silva)
Atendimento Domiciliar ou Home Care é uma modalidade de assistência à saúde desenvolvida na residência do paciente, por um profissional ou equipe de saúde . A assistência deve ser desenvolvida baseada numa sistematização através do Histórico (entrevista e exame físico), Diagnóstico, Prescrição e Evolução, onde tudo que se realiza é registrado para fins de reembolso e ético-legais. Os procedimentos realizados no domicílio são ações que buscam promover a reabilitação e a manutenção da saúde do indivíduo.
Fatores que levam a esta modalidade de atendimento:
- O crescimento da populacão idosa;
- O aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas ;
- A implantação de novas políticas na área da saúde para conter os altos custos, minimizar a utilização de recursos hospitalares (nível terciário).
Tipos de Atendimento Domiciliar:
Sob esta denominação estão todas as formas de atendimento à saúde em domicílio, mas basicamente ela se divide em dois tipos de assistência: PAD - Programa de Assistência Domiciliar e PID - Programa de Internação Domiciliar. O tipo de atendimento deverá ser determinado após a avaliação das necessidades do paciente/cliente, levando em consideração o ambiente em que ele vive e a família na qual ele está inserido.
- PAD ( Atendimento Domiciliar): são atividades assistenciais desenvolvidas na residência do paciente/cliente, por um profissional ou equipe de saúde, com uma periodicidade definida de acordo com a necessidade ou complexidade da assistência.
- PID ( Internação Domiciliar): são atividades assistenciais desenvolvidas na residência do paciente/cliente, por um profissional ou equipe de saúde com a implementação de recursos materiais e humanos, ou seja, tem-se a presença de um profissional da área de saúde, em tempo integral.
O plano assistencial deverá estar voltado à recuperação e a reabilitação do individuio , promovendo sua autonomia tanto quanto possível
Independente do tipo de atendimento o paciente/cliente e sua família deve contar com um serviço de apoio de 24 horas - Call Center, onde se pode receber esclarecimentos ou orientações.
Benefícios deste tipo de assistência:
- Redução do nº de internações;
- Redução do tempo de institucionalização (internação) ;
- Suporte (treinamento) ao paciente, à família e/ou cuidador;
- Segurança e conforto por estar num espaço diferenciado (seu ambiente );
- Maior envolvimento da família, estreitando laços familiares;
- Melhor entendimento dos familiares em relação a evolução natural da enfermidade;
- Satisfação do cliente e sua família.
*O Atendimento Domiciliar representa uma estratégia de atenção à saúde que abrange mais do que o simples fornecimento de um tratamento médico no domicílio. É um método voltado ao cliente visando sua autonomia e suas habilidades funcionais dentro do seu próprio contexto. ( *2Protnow e Smuels)
Resumos Relacionados
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