Kefir : parte I
(Varios autores)
Kefir o elixir da Vida ?
Kefir (Kephir ou Kefyr - pronuncia-se kef ir) é uma bebida feita a partir da fermentação do leite vegetal ou animal, em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colónia de lactobacilos e leveduras, conhecida como grãos de kefir. A palavra deriva do turco keif, que pode ser traduzida como bom sentimento ou sentir-se bem. Outros nomes alternativos são: Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko (Japão) ou Tibetanischer Pilz (Alemanha), kewra, talai, mudu kekiya. Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo, apenas, no início do século XX.
O preparado pode ser feito com água, com todo o tipo de leite de origem animal; e também, a partir do leite de origem vegetal (de coco, soja, arroz, aveia, etc.). A vantagem do kefir de água, quando comparado ao de leite, é que pode tomar-se em grande quantidade e passa mais rapidamente para a corrente sanguínea. Esta bebida possui uma consistência cremosa, espessa e uniforme; tem um leve gosto ácido, e um aroma moderado de levedura fresca (como a cerveja). O kefir pode ser bebido simples ou, se não apreciar a acidez, pode adicionar um pouco de adoçante ou misturar nas sopas, nos sumos de fruta ou batidos. Tem, igualmente, uma efervescência natural, de gosto “carbonatado”. Acrescem cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para o seu sabor único e o seu odor agradável muito característico. De forma arredondada, o kefir pode conter entre 0.08 a 2% álcool. Normalmente, entre 0.08 a 0.5%, são valores realistas para o kefir com 24h de fermentação. Os grãos de kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus); e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus, Saccharomyces cerevisae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus. Incluem-se, também, leveduras iguais às utilizadas na preparação de produtos como o pão, a cerveja, o vinagre, o queijo, o vinho, etc. As pesquisas sugerem que o kefir cultivado com leite de soja contém valores mais altos de bactérias ácido lácticas do que o kefir de leite animal.
Referências: http://geocities.yahoo.com.br/graos_de_kefir http://www.hamashiha.bpg.com.br/ http://health.groups.yahoo.com/group/Kefir_making/ http://users.chariot.net.au/~dna/kefirpage.html http://www.universodeluz.net/modules.php?name=News&file=article&sid=461 http://www.mercola.com/forms/kefir.htm
Resumos Relacionados
- Kefir - O Tesouro Pouco Explorado
- Kefir Iii : O Efeito Probiótico
- O Kefir Ou Tibicos De água Emagrece?
- Proteína Natural
- Aplicação De Fungos Na Produção De Bebidas E Alimentos - Biotecnologia
|
|