O misterioso bombardeiro nuclear soviético.
(Edmundo Ubiratan)
No final de 1959, a revista americana Aviation Week ( especializadaem tecnologia aeroespacial ) publicou um alarmante artigo, que diziacom todas as letras que a União Soviética estaria testando umpoderosíssimo bombardeiro movido a energia nuclear. O artigoapresentava uma planta geral do avião, e várias hipóteses sobre suaspossíveis soluções técnicas. Além disso, havia uma pequena foto doavião ( que tinha aspectos do XB-70 ), onde ele aparecia escoltado pordois caças.Anosmais tarde, os americanos vieram a saber que o suposto bombardeironuclear soviético era tão somente um protótipo de bombardeirosupersônico, movido a combustível convencional. Não me ocorre agora aempresa que desenvolveu esse belíssimo avião ( não era nem a Tupolev,nem a Ilyushin, nem qualquer outra mais conhecida ), mas a sigla que odenominava era M-50, e o seu apelido era "Bounder". Foram produzidoscerca de três Bounders, entre 1959 e 1960. Um deles ainda existe, eencontra-se atualmente em um museu aeronáutico nas cercanias de Moscou.Um pesquisador e analista de Inteligência dos EUA, William T. Lees,ressalta ao longo de seus estudos que; “Uma das primeiras coisas que osamericanos devem reconhecer da Rússia... é que as aparências muitasvezes enganam...”. Com dificuldade de acompanhar o desenvolvimento dasarmas russas durante a Guerra Fria, uma das principais formas de semonitorar tais programas era cobrir a exibição dos novos equipamentosna Parada Militar do Aniversário da Revolução Bolchevista. A grandemaioria das novas armas soviéticas era mostrada pela primeira veznaquele evento, e os analistas de defesa ocidentais se debruçavam sobreas fotos e filmes disponíveis, procurando decompô-los e estimar-lhes ascaracterísticas técnicas. Sabedores disso os soviéticos por váriasvezes mostraram na Parada uma grande quantidade de armamentos que aindanão estavam plenamente desenvolvidos como aeronaves e mísseis. Hoje sesabe mesmo que alguns dos mísseis que representavam um motivo deorgulho no final dos anos 50 e na década de 60, não passavam demaquetes em escala natural, sendo que os diligentes soviéticos tomavamo cuidado de esvaziar um pouco os pneus das carretas de transporte, afim de assegurar a idéia de peso dos enormes equipamentos e iludir umobservador atento. Obombardeiro estratégico Bounder, veloz e de aerodinâmica avançada, foimostrado como jóia tecnológica da Força Aérea do Povo no início dosanos 60, porém apresentou tantos problemas em seu desenvolvimento quejamais foi produzido em escala.
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