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Sobre a união do corpo com a alma - capítulo 1: Sócrates (e Platão)
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos)

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Este é um artigo que inicia uma série de abordagens filosóficas a respeito do mesmo tema; a união do corpo com a alma. O bom e alfabetizado leitor irá entender de pronto que se trata de uma série, mas como devemos em um site como o shvoong tratar com pessoas devariados níveis de entendimento, explico que por ser uma série, o nome da série não se altera, mas antes os subtítulos é que são diferentes para dar a entender que são capítulos diferentes (essa explicação se tornou necessária após uma pessoa confundir uma série de 52 episódios que postei com a repetição do artigo 52 vezes, por isso peço perdão ao leitor por essa introdução tão grande). Quero também deixar claro que não possuo pretensões angelicais nem alqumisticas no sentido de procurar realizar por mim mesmo este processo de junção ou separação do corpo com a alma, pois acredito (e com boas razões para isto) que entre o ser humano e Deus (que foi quem criou este processo) existe um abismo intransponível de capacidades, e criar a vida é algo que não podemos realizar por nós próprios. É a minha posição como pensador e como religioso e devo deixar clara desde o início.
Toda uma miríade de filosófos abordou este tema ao longo da história do pensamento humano. De Sócrates a Bachelard, várias foram as abordagens filosóficas que tratam deste tema, e diga-se de passagem, uma leitura mais ou menos atenta da obra destes pensadores poderá mostrar que grande parte de seus trabalhos se deu no sentido de demonstrar que o corpo e a alma são entidades que se conservam unidas até a morte do primeiro e a liberação do segundo.
Em Sócrates vamos perceber que é atribuída à alma uma união indissolúvel com o corpo, permanecendo esta dentro do corpo e constituindo uma espécie de "gênio interior", uma voz interna que diria a nós próprios o que fazer, e que seria sumamente boa e sábia. Claro que nestesentido, já na antiguidade Sócrates diferenciava alma e mente, atribuindo à mente um conhecimento prático a respeito das coisas do cotidiano e à alma um conhecimento profundo e espiritual do universo. Para Sócrates o ponto de união da alma com o corpo se dava em alguns na região do corpo relativa ao coração e para outros na região do corpo relativa ao meio da cabeça (ver a respeito: A república, Timeu e Hipias Menor, diálogos platônicos que em momento oportuno colocarei à disposição de todos no Shvoong). Deve também ser lembrado que as almas vem até o corpo para este filósofo, após terem participado da união primeira com O "Holos" (o cosmos grego) e se esquecem do que viveram ao beber a água do Rio Letes, antes de sua encarnação. Para Sócrates a alma encarna a primeira vez vindo do Holos, e posteriormente, vai e volta do Hadespara reencarnar e no momento do nascimento da criança a alma vai se fixar no ponto em que o seu pendor seja maior devido à sua tendência natural para as artes ou para a filosofia(no coração ou na cabeça). Eis o que gostaria de demonstrar no sentido de afirmar que vários filósofos já demonstravam como se dá a união do corpo com a alma, muito antes das explicações (muito válidas ) de Kant e as (boas tentativas ) de Schopennhauer. Devido a isto a filosofia platônica é retomada na Idade Média por Santo Agostinho e os Neo-Platõnicos da Igreja Católica (como Ramon Lull, de quem resumi uma obra aqui mesmo no Shvoong). No próximo resumo desta série de explicações filosóficas sobre a junção do corpo com a alma iremos ver como tal questão é tratada em Santo Agostinho.
Antes de encerrar, quero deixar claro que dedico esta série de resumos ao Dr. Magnus Amaral Campos, o motor de inspiração que me permitiu pensar que tal tema mereceria um tratamento filosófico adequado a ser distribuído ara todos os leitores do shvoong interessados em filosofia.



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