Karl Mannheim e a Sociologia da Educação
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos)
Este artigo foi escrito tendo em foco todos os leitores do Shvoong, porém com ênfase especial dada a meus alunos de uma Universidade Brasileira. Neste resumo vamos encontrar alguns elementos da teoria social de Karl Mannheim especialmente no que diz respeito às relações entre educação e cultura. Karal Mannheim é um sociólogo que parte de um pressuposto teórico chamado "Sociologia do Consenso".Esta perspectiv corresponde à noção de que as mudanças na sociedade ocorrem de maneira gradual e sem a presença de eventos de luta armada entre grupos e clases sociais (tal como visto, por exemplo na teoria social marxista). Para Karl Mannheim é a cultura o elemento principal das mudanças ocorridas em sociedade. Conforme sabemos, no que se refere á mudança social (para ele, Progresso Social), o autor propõe a idéia de que a sociedade deve mudar do ponto de vista material e técnico (desenvolvimento da tecnologia, melhoria das condições materiais de vida), permanecendo porém estável no que se refere à moral, aos costumes, às condutas sociais e às tradições. O que faz no entanto que esta sociedade possa experimentar tal mudança? A resposta para esta pergunta está no processo de conscientização (vale lembrar que Paulo Freire também se apropria deste conceito de conscientização. Para maiores informações, ver o artigo de Vanilda Paiva sobre Paulo Freire, aqui mesmo neste site), o qual corresponde a um esclarecimento gradual e progressivo que acontece na sociedade quando esta passa a dominar as novas formas de lidar com a ciência e a técnica. Para este sociólogo, a educação transmitea cultura (que por sua vez é a prática de produzir significados acerca do mundo material), e este processo de trnasmissão é o fator que produz a conscientização coletiva da sociedade. Pela ação da educação iremos ver a sociedade se conscientizando passo a passo e de maneira progressiva, e é mediante este processo de conscientização que veremos as tais mudanças sociais propostas por Karl Mannheim. De modo a que possamos entender a relação entre educação, cultura, conscientização e mudança social, esboço a seguir um esquema que ilustra a ordem em que estes elementos se situam na teoria de Mannheim: SOCIEDADE => CULTURA => EDUCAÇÃO => CONSCIENTIZAÇÃO => MUDANÇA SOCIAL. Deste modo vemos que os indivíduos produzem a cultura (e de certa maneira as gerações que vem após os primeiros indivíduos é produto desta cultura), transmite mpar as gerações seguintes tal cultura em um processo chamado educação, a educação promove a conscientização (esclarecimento progressivo) dasociedade, o qual por sua vez irá gerar o progresso técnico causador do processo de mudança social. A teoria de Mannheim aplicada `educação é chamada de "Teoria da Escola Conservadora", pelo fato de uqe a escola irá contribuir ativamente para a transmissão das tradições e para a manutenção da ordem social tal como concebida pelas gerações anteriores. Espero que otexto tenha sido do agrado de todos, e aproveito para informar que em breve colocarei no shvoong textos didáticos (de Sociologia da Educação) relativos a Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu.
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