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Aplicação do Processo de Enfermagem baseado na Teoria de Orem: Estudo de Caso com uma adolescente Gr
(Gilson de Vasconcelos Torres; Rejane Marie Barbosa Davim; Maria Miriam Lima da Nóbrega)

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O presente trabalho visa apresentar o artigo Aplicação do Processo de Enfermagem baseado na Teoria de Orem: Estudo de Caso com uma adolescente Grávida, de Gilson de Vasconcelos Torres, Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da UFRN – Mestre em Enfermagem de Saúde Pública/UFPB, Doutorando em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; Rejane Marie Barbosa Davim, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFRN – Mestre em Enfermagem de Saúde Pública da UFPB e Maria Miriam Lima da Nóbrega, Professora Mestre do Mestrado de Enfermagem de Saúde Pública da UFPB – Doutorada em Enfermagem da PUC/USP – Orientadora do Trabalho. O artigo visa analisar a maternidade na adolescência como problemática do ponto de vista biopsicosocial, observando como a atividade sexual está ocorrendo cada vez mais cedo, fazendo com que a gravidez precoce ocorra com muita intensidade em todo o mundo. Para tal análise, desenvolveram um estudo, aplicando o processo de Enfermagem baseado na Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. O objetivo do trabalho desenvolvido foi traçar um plano assistencial no sentido de melhorar as condições de saúde e bem-estar da jovem estudada. Para tanto, os autores detalharam o que se constitui Autocuidado, Atividade de Autocuidado e a Terapêutica do Autocuidado segundo a visão de Orem, delimitando os três requisitos básicos de autocuidado: universais, comuns a todos os seres humanos; de desenvolvimento, particularizados; e os de desvio de saúde, relacionados à doença, sendo traçada assim uma meta de ajudar as pessoas a satisfazerem suas próprias exigências terapêuticas de autocuidado. Para eles a premissa básica é a crença de que o ser humano tem habilidades próprias para promover o cuidado de si mesmo e que pode se beneficiar com o cuidado da equipe de Enfermagem quando houver incapacidade de autocuidado devido à doença. Analisaram também a Teoria do Déficit de Autocuidado, identificando cinco métodos de ajuda segundo vários autores. Além dos Sistemas de Enfermagem: totalmente compensatório, parcialmente compensatório e apoio-educação e o Processo de Enfermagem, incluindo os três passos compreendidos neste processo: diagnóstico e prescrição, planejamentos e produção e execução que inclui a evolução. O procedimento adotado foi um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os autores relatam os resultados que os levaram a identificar e nomear os diagnósticos de enfermagem referentes aos padrões de resposta humana, Escolher, Mover, Relacionar, descritos em um quadro onde foram relacionados à Teoria do Autocuidado de Orem. Relatam como o uso da Teoria do Autocuidado é um instrumento válido para promover comunicação mais objetiva entre pesquisador e pesquisado, atendendo desta forma ao planejamento da assistência de enfermagem. Foram identificadas, através deste estudo de caso, como as respostas humanas se adequaram à adolescente estudada, e como os diagnósticos encontrados se relacionaram a elas. Para os autores, embora este trabalho represente diagnósticos específicos desta adolescente, demonstra que esse não pode ser uma fase isolada do todo do processo assistencial, mas deve direcionar a ação da enfermagem.



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