Pedagogia das Expressões Artisticas - (Continuação)
http//isaandrea.blogsopt.com (Ma vie en Rose)Livro editado e à venda no ISPA - Instituto de Psicologia Aplicadapara informações e-mail da autora.
[email protected] livro contém especificações e desenvolvimentos em todas as expressõesA Expressão DramáticaA Expressão Dramática tem como fonte o jogo natural da criança. Nos primeiros tempos de vida a criança brinca com os objectos que conhece - rocas, bonecos, mobiles, carros ... - brinca também com os da vida quotidiana - cadeiras, mesas, caixas, embalagens de desperdicio, carrinhos de linhas... Gostam de pregar sustos, escondendo-se, gostam de vestir a roupa e de calçar os sapatos dos adultos.No quarto das brincadeiras ou mesmo no seu quarto de dormir, a criança transforma o espaço de maneiras insuspeitadas - debaixo dos seus pés nascem sucessivamente, um castelo, uma loja, uma nave espacial e tudo aquilo que tiverem ocasião de imaginar. Adora pintar-se, tornar-se numa pessoa fantástica, transformar o papel dos objectos, imitar situações.O fantoche torna-se num personagem vivo e a criança fala-lhe quando pensa que é necessário muda a voz para lhe dar a palavra. Vai mesmo ao ponto de lhe emprestar as suas próprias emoções.A acção caracteriza o jogo dramático e, como todas as outras expressões, é a criança que está no coração de cada uma. Enche-se de gestos, de mimicas e de atitudes, utilizando logo o espaço, logo as palavras e logo os objectos, conseguindo possibilidades infinitas de exploração. Assim a Expressão Dramática responde verdadeiramente à grande necessidade de pôr a criança à prova na imaginação, na identificação com os outros e com aquilo que a rodeia.Um jogo dramático compreende normalmente três fases: a acção, a expressão-comunicação e a rectroacção.A acção é o inicio da actividade e é constituída por uma série de exercícios físicos simples, muitas vezes individuais - um jogo dramático individual, significa que as crianças brincam sózinhas, mesmo em grupo - despendendo uma grande energia ou ao contrário estando em descanso.A expressão-comunicação é o tempo em que a criança pode improvisar verbalmente ou não, graças à experiência da expressão dramática que adquire na acção. Estas actividades podem realizar-se em grupos de dois ou grupos maiores.A rectroacção é o momento que diferencia o jogo dramático do jogo natural da criança e consiste em voltar atrás e retomar certos instantes da actividade, revivendo personagens criadas e animadas. Trata-se duma avaliação verbal na maioria dos casos o que não quer dizer que em certos casos não possa ser feita de outra maneira.A Expressão Plástica Outra das três expressões descritas anteriormente, a expressão plaástica necessita do mundo das crianças para o enriquecimento de ambas as partes. è através das mãos que se concretiza a ideia na matéria. As actividades de expre~ssão plástica necessitam da intervenção do gesto e do espírito para realizar uma imagem, utilizando materiais e aplicando certas técnicas. No iício da sua aprendizagem, motiva-se a criança para o desenho, a pintura, a colagem, a impressão e a modelagem. A maneira de fazer e a construção em si só são técnicas exploradas nesta foram de expressão e desenrola-se num espirito de grande acontecimento, fazendo muitas vezes referência aos quatro elementos que constituem a expressão plástica, isto é o tema proposto pela criança ou pelo adulto, os princípios de organização do espaço, o vocabulário e as leis da composição. Tudo se deve passar sem ser necessário uma teoria sistemática.O despertar para as artes plásticas, visa um conhecimento sensivel e empírico. Se o objectivo é atingido, uma criança despertada terá um bom caminho para querer saber mais, para se tornar curiosa e a curiosidade como se sabe suscita interesse.Desenhar, pintar, modelar, transformar, são actividades tão naturais na criança como falar e cantar.A prática das técnicas nunca é um acto isolado, está estreitamente relacionado com o desenvolvimento motor, psíquico e intelectual da criança. Quanto mais uma criança se aplica mais ela desenvolve as habilidades e mais ela tem prazer de "fazer". A qualidade das realizações da cirança é proveniente de diversos factores, entre outros, a frequência das suas práticas, da sua habilidade motora, da sua linguagem cultural.Na fase infantil a criança multiplica as experiências. A titulo de exemplo ela pode colorir uma superfície com uma cor para a tornar a cobrir em seguida com uma outra cor, multiplica os círculos, os riscos, para mostrar a abundância da chuva que cai ou de outra coisa qualquer que ache importante. A experimentação faz parte integrante da sua evolução gráfica, é pois necessário estar atento às suas descobertas e encorajá-las sempre qaue surjam. Ela participa de corpo e alma nas suas investigações, gesticula, exclama, conta o que quer fazer. Os seus comportamentos não verbais têm tanta importância como as suas explicações verbais.A Expressão MusicalOs jogos que dependem da linguagem verbal e da música são bastantee comuns durante o período pré-escolar. Basta observar as crianças que batem palmas ao ritmo das que cantam, trauteiam cantigas da moda ou repetem quadras, por exemplo, enquanto trepam pelas escadas.Todo o desenvolvimento está no livro....