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Caldeiras
(Portilho; Maycon)

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Caldeira é um recipiente metálico utilizado para produção de vapor de água superaquecido. Geralmente empregadas para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos através do vapor, ou calefação ambiental. Podem ser classificadas em flamotubulares ou aquatubulares.
As flamotubulares são aquelas cujos gases de combustão são conduzidos para dentro da caldeira por tubos, sendo o mesmo circundado pela água a ser evaporada. Suas principais vantagens são o grande volume de água que encerram, atendem também as cargas flutuantes, ou seja, aos aumentos instantâneos na demanda de vapor. Construção fácil e de custo relativamente baixo. São bastante robustas e não exigem tratamento de água muito apurado.
As aquatubulares ocorrem ao contrário, ou seja, a água percorre por dentro do tubo, que é circundado pela chama. Suas principais vantagens são a alta pressão de trabalho (hoje em dia existem caldeiras com pressão superior a 15 atm). Isto se deve ao fato de que a espessura das chapas dos corpos cilíndricos aumenta com o diâmetro. Alta taxa de vaporização. Ocupam pouco espaço em relação a área do equipamento. Oferecem facilidades para a instalação de superaquecedor, economizador e preaquecedor de ar.
Existem outras classificações, como caldeiras verticais e horizontais.
Nas verticais, os tubos são colocados verticalmente num corpo cilíndrico, fechado nas extremidades por placas chamadas espelhos . A fornalha interna fica no corpo cilíndrico, logo abaixo do espelho inferior. Os gases de combustão sobem através de tubos, aquecendo e vaporizando a água que se encontra externamente aos mesmos. As fornalhas externas são utilizadas principalmente para combustíveis de baixo teor calorífico.
As caldeiras horizontais, cuja principal característica é a disposição dos tubos predominantemente na horizontal, abrangem vários tipos de caldeiras, desde as caldeiras cornuália e lancashire, de grande volume de água, até as modernas unidades compactas . As principais caldeiras horizontais apresentam tubulações internos, por onde passam os gases quentes. Podem ter de 1a 4 tubos de fornalha. As de 3 e 4 são usadas na marinha.
Existem as caldeiras multitubulares, que podem ser de fornalha interna ou externa. Nas de fornalha interna os gases da combustão circulam dentro de tubos que percorrem a caldeira uma ou mais vezes, através dos tubos diretos e de retorno. As de fornalha externa é constituída pela própria alvenaria, situada abaixo do corpo cilíndrico. Os gases quentes provindos da combustão entram inicialmente em contato com a base inferior do cilindro, retornando pelos tubos de fogo.
Existem as caldeiras locomotivas, cujo vapor gerado é usado para movimentar locomotivas e vagões. Porém, praticamente fora de uso hoje em dia, por usar carvão ou lenha como combustível. Esse tipo de caldeira costuma ser multitubular, apresentando uma dupla parede metálica, por onde circula a água do próprio corpo. São de largo emprego pela facilidade de transferência de local e por proporcionarem acionamento mecânico em lugares desprovidos de energia elétrica.



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