Ética 
(Bruno Fernandes)
  
A preocupação ética relativamente aos novos desenvolvimentos das ciências exactas e sociais está presente na mente de um grande número de investigadores. Que procuram definir os fundamentos da Ética na investigação e deduzir as regras de comportamento Ético, através de debates e reflexões. A preocupação ética aumenta em proporção com a capacidade humana para interferir com a Natureza.
 Hoje, mais do que nunca, a abordagem da ética torna-se uma exigência, quer para fazer face à necessidade de aprofundamento conceptual, quer para se garantir maior clareza e rigor no processo de tomada de decisões que envolve o quotidiano profissional dos que trabalham ao nível da intervenção social.
 A Ética é a consciência colectiva, perante uma nova problemática esta alerta-nos para um novo nível de responsabilidades. A verdade é que a ética é um dos mecanismos que o Homem arranjou para protecção do organismo social. Podemos ver a ética como um sistema de imunidade do organismo, pronto a actuar onde se manifeste uma infecção capaz de pôr em risco a saúde social. A ética actua de forma essencialmente preventiva. 
 Como exemplo: enquanto o homem não teve a capacidade para destruir o planeta não foi tão urgente uma ética do desenvolvimento de armamentos. O primeiro grande problema ético ligado com desenvolvimentos tecnológicos foi, sem dúvida, o que enfrentaram os criadores da bomba atómica; seria lícito, ou não, desenvolver uma arma com a capacidade destruidora da bomba atómica? Os cientistas que tornaram possível a bomba são ou não responsáveis perante a humanidade pelos danos que ela causou? E que dizer dos desenvolvimentos subsequentes? Até onde e quando se estende a responsabilidade do cientista que deu o primeiro passo? 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- A Ética E O Ser Humano
  
  
- Ética Empresarial
  
  
- A Ética
  
  
- Ética E Moral
  
  
- Ética E Economia - Uma Oposição Artificial
  
 
 
 | 
     |