Educação e Sociologia
(Èmile Durkheim)
No livro Sociologia e Educação , o pensador e sociólogo Èmile Durkheim, argumenta que; a palavra educação, tem sido muitas vezes empregada em sentido demasiadamente amplo para designar o conjunto de influências que são exercidas sobre nossa inteligência ao longo da vida. Durkheim entende a educação como um fator cultural e social. A educação assim definida, - como um conjunto de influências exercida sobre os indivíduos - é responsável pelas atitudes e ações destes na sociedade. Portanto, dada essa a forma da educação, cada sociedade forma o tipo de homem de que deseja e necessita. A educação, do ponto de vista sociológico, é a atividade das gerações adultas exercida sobre as gerações que ainda não alcançou o estado de amadurecimento físico, intelectual, moral e social adequado. Durkheim define a educação como a “socialização da criança”. A educação em sua natureza e função, pode ser assim definida por vários pensadores. É a preparação do indivíduo para a vida social, cultural e moral. Constitui um fenômeno eminentemente social e cultural. Ao longo da história, diferentes sociedades tiveram os mais diferentes sistemas educacionais. Os indivíduos eram educados de acordo com as regras morais e sociais adotadas por cada sociedade e épocas diferentes. Assim foi a história da educação segundo Durkheim. Uma educação para cada época e para cada povo. Cada sistema foi sucedido por outro de acordo com a organização social vigente e as normas sociais e de condutas adotadas. Ocorre ainda, de normas de educação diferentes vigorar em espaços geográficos diferentes, como foi o caso de Atenas e Esparta na Grécia. Em resumo, Durkheim mostra que; diferentes povos, em diferentes lugares e em determinadas épocas, tiveram determinados sistemas de educação que privilegiavam seus ideais de organização social.
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