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Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso
(Cipriano Carlos Luckesi)

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Conclui-se do texto que é necessário transformar a avaliação da aprendizagem num ato amoroso.O ato amoroso acolhe ações, alegrias e dores como eles são e isso tem poder transformador. O acolhimento pode provocar mudança voluntária de atitudes; o acolhimento é inclusivo. A avaliação da aprendizagem como ato amoroso, é um ato acolhedor que integra; diferente do julgamento puro e simples que não dá oportunidades, distingue entre o certo e o errado partindo de padrões pré-determinados. A avaliação deve basear-se na acolhida da situação,depois no julgamento da qualidade não para excluir, mas para mudar o enfoque e a prática, ou seja; dar condições para se obter maior satisfação daquilo que se deseja alcançar, que é a qualidade do aprendizado do aluno. É preciso dar oportunidade para que o educando possa mostrar sua maneira peculiar de aprender e somar a isso aquilo que ele traz de suas experiências extra-escolares. O aluno com dificuldades de aprendizagem pode não ser somente aquele com necessidades especiais, mas aquele que tem seu ritmo próprio de aprender. É necessário no entanto, equilibrar os dois objetivos da avaliação da aprendizagem que são: auxiliar o aluno no desenvolvimento pessoal(ensino-aprendizagem) e mostrar o resultado e a qualidade do trabalho educativo realizado. O crescimento individual deve estar ligado com o coletivo. A avaliação da aprendizagem pode funcionar como um "termômetro" quando o educador quiser verificar se os educandos são acapazes de ir além daquilo que foi ensinado, não devendo considerar nesse caso, o desempenho dos mesmos para efeito de aprovação ou reprovação. O educador deve ter um cuidado especial com a correção e a devolução dos instrumentos de avaliação, não deve dar ênfase aos erros e dificuldades e deve comentar os resultados para que o aluno possa ter uma compreensão melhor do desenvolvimento do seu aprendizado. Enfim, para que o educador possa ser um bom avaliador, é necessário autoconhecimento, auto-avaliação, auto-acolhimento e amar-se a si mesmo, para que possa amar, acolher e avaliar seus alunos.



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