BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Proteínas, enzimas e carboidratos
(ZAHA; Arnaldo; DE ROBERTIS; E. M. F)

Publicidade
CARBOIDRATOS
Também chamados hidratos de carbono, glicídios, ou mais comumente, açúcares, os carboidratos são compostos ternários formados de carbono, hidrogênio e oxigênio.Os nomes carboidratos e hidratos de carbono explicam-se pelo fato de serem substâncias constituídas, basicamente de carbono e água. Em alguns casos, podem também apresentar nitrogênio (N) ou enxofre (S) na sua composição.os carboidratos são definidos como poli-hidroxi-aldeídos ou poli-hidroxi-cetonas.

Glicose (C6H12O6) - é um poli-hidroxi-aldeído porque possui muitos radicais hidroxila ( -OH) e um radical aldeído ( -CHO).
Frutose (C6H12O6) - é um poli-hidroxi-cetona porque possui muitos radicais hidroxila ( -OH) e um radical cetona ( -CO).
Os carboidratos podem ser classificados em três categorias básicas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídeos
ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos, as quais são relativamente pequenas solúveis em água e não hidrolisáveis.Em geral, eles obedecem à fórmula básica dos carboidratos: (CnH2nOn). Assim, de acordo com o valor de n que varia de 3 a 7, temos os seguintes tipos de monossacarídeos:

Triose: C3H6O3
Tetrose: C4H8O4
Pentose: C5H10O5
Hexoses: C6H12O6
Heptoses: C7H14O7
Pentoses são monossacarídeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que entram na composição química dos ácidos nucleícos, os quais comandam e coordenam as funções celulares.Ribose é a pentose que entra na composição química do ácido ribo-nucléico (RNA). Obedece a fórmula geral das pentoses - C5H10O5.Desoxirribose é a pentose que entra na composição química do ácido desoxirribonucléico (DNA). Não obedece à fórmula geral das pentoses, possuindo um oxigênio a menos que a ribose - C5H10O4.Hexoses são monossacarídeos de 6 carbonos, que obedecem à fórmula geral - C6H12O6. As hexoses mais importantes são a glicose, a frutose e a galactose, principais fontes de energia para os seres vivos. Ricas em energia, as hexoses constituem os principais combustíveis das células. São naturalmente sintetizadas por fotossíntese, processo de absorção de energia da luz.
6 CO2 + 6 H2O -> C6H12O6 + 6O2
Oligossacarídeos
Os oligossacarídeos ou açúcares pequenos são carboidratos constituídos de duas a dez moléculas de monossacarídeos. Interessa-nos, aqui, apenas aqueles formados por duas unidades de monossacarídeos, também chamados dissacarídeos.
Dissacarídeos são açúcares constituídos, por ligação glicossídica, de dois monossacarídeos com desprendimento de uma molécula de água (síntese de desidratação). Dissacarídeos têm moléculas relativamente pequenas, insolúveis em água, razão por que interferem, assim como os monossacarídeos no equilíbrio osmótico das células. São também a principal forma de transporte dos carboidratos.
A sacarose, o "açúcar de cana" ou de beterraba, é constituído por uma molécula de glicose ligada a uma frutose. A maltose é um dissacarídeo, pois é formada por duas moléculas de glicose. A lactose é encontrada somente no leite. Resulta da união de uma glicose com uma galactose.
Polissacarídeosou açúcares múltiplos são carboidratos formados pela união de mais de dez moléculas monossacarídeas, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses.
Ao contrário dos mono e dos dissacarídeos, os polissacarídeos são solúveis em água; não alteram, pois, o equilíbrio osmótico das células e se prestam muito bem à função de armazenamento ou reserva nutritiva.
De acordo com a função que exercem os polissacarídeos classificam-se em energéticos e estruturais.
Polissacarídeos energéticos têm função de reserva nutritiva. Os mais importantes são o amido e o glicogênio.

Amido - principal produto de reserva nutritiva vegetal, o amido é geralmente encontrado em órgão de reserva nutritiva, como raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 1.400 unidades de glicose) com ligação glicossídica.
O amido constitui-se de dois tipos diferentes de polissacarídeos: a amilose com cerca de 1.000 unidades de glicose numa longa cadeia não ramificada enrolada em hélice e a amilopectina com cerca de 48 a 60 unidades de glicose dispostas em cadeias mais curtas e ramificadas.
Espiral helicoidal da amilose

Glicogênio - polissacarídeo de reserva nutritiva dos animais, o glicogênio é encontrado, principalmente, nos músculos. Também é produto de reserva dos fungos. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 30.000 resíduos de glicose) com ligação glicossídica e várias ramificações.
Polissacarídeos estruturais entram na formação de algumas estruturas do corpo dos seres vivos. Os mais importantes são a celulose e a quitina.
PROTEÍNAS As proteínas são fundamentais em todos os seres vivos. Estas macromoléculas são substâncias orgânicas constituídas de milhares de aminoácidos. Por isso, comumente são denominados de polipeptídeos ou polímeros.
Estrutura

Primária É constituída pela seqüência dos aminoácidos.
SecundáriaResulta da interação da estrutura primária com ela mesma, através da formação de pontes de hidrogênio. Pode ser em forma de hélice ??ou de folha pregueada.
TerciáriaÉ a forma tridimensional da proteína, ocasionada pelo enrolamento das cadeias peptídicas sob a forma de novelo.
Desnaturação? É a perda da ação biológica da proteína causada por aquecimento ou variação do pH. Resulta da destruição da estrutura terciária
Função: Proteção (anticorpos ou imunoglobulinas) atuam no sistema imunológico.
Estrutural: colágeno: presente na pele, nos ossos, etc. Ex de proteínas estruturais: Queratina: unha, cabelo.
Elastina: tecido conjuntivo.
Integrinas: adere uma célula à outra.
Enzimáticas: atuam nos seres vivos, sintetizando ou degradando substâncias para acelerar os processos metabólicos, diminuindo a energia de ativação necessária para essas atividades.
Aminoácido: como unidade fundamental das proteínas os aminoácidos tem papel singular na vida dos seres vivos. Estrutura: constitui-se de um carbono central, estabelecendo ligações com quatro grupos diferentes.
Os aminoácidos diferem-se entre si apenas pelo grupo radical e a união entre dois aminoácidos chama-se ligação peptídica. A ligação peptídica se baseia na conjugação de um grupo carboxila, de um aminoácido com o grupo amino do outro. Nesta reação, ocorre a perda de uma molécula de água. Nas células, as proteínas ligadas à membrana plasmática podem atuar como transportadoras, ligantes, receptoras e enzimas.

ENZIMAS As enzimas são proteínas que agem como catalisadores biológicos, atuando sobre substratos e transformando-os em produtos. Este trabalho enzimático é importante para célula,que necessita assim de pouca energia de ativação (calor), para sintetizar ou degradar moléculas. As enzimas são encontradas dentro e fora da célula.
A enzima apresenta uma região (sítio ativo) que reconhece o substrato e favorece um encaixe no momento da reação química. A especialidade entre ambos deve ser correta, assim como uma chave somente é reconhecida por uma fechadura, uma enzima identifica somente um substrato específico.
Devido a semelhança de funcionamento citado acima, a especificidade de uma reação enzimática é dada pelo sistema chave-fechadura no complexo E/S.
E + S ? COMPLEXO E/S ? E + P
Holoenzimas: enzimas que precisam de outras substâncias (co-fatores) para se tornarem ativas, este grupo é denominado de holoenzima.
HOLOENZIMA= PROTEÍNA + PORÇÃO NÃO PROTÉICA
A porção protéica é denominada apoenzima e a porção não protéica, grupo prostético. As v



Resumos Relacionados


- Carboidratos

- Carboidratos Ou Simplesmente Açucares

- Carboidratos

- Carboidratos

- A Química Das Biomoléculas



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia