Geforce x ATI (Radeon)
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Em fevereiro de 2001 a nVidia lançou a GeForce 3 , que representou um grande salto para a indústria dos jogos não só pela performance que apresentava, mas sim pela nova proposta que trazia: a de possuir o primeiro GPU totalmente programável do mercado. Ela apresentava praticamente os mesmos clocks da GeForce 2 Ultra, mas com uma contagem de transistores mais de duas vezes maior, e ainda contava com suporte ao ainda novo DirectX 8. Infelizmente (para a nVidia) o DirectX 8 teve uma vida muito curta, sendo logo substituído pela versão 8.1 , o que fez com que o produto da NVidia perdesse logo nos primeiros meses o suporte a tecnologia mais atual. Em menos de 6 meses a ATI respondeu lançando o modelo R200 , batizado de Radeon 8500, que simplesmente superava a performance da GeForce 3 por uma margem de até 20% e contava com um GPU programável totalmente compatível com DirectX 8.1 . Para apresentar um produto para o mercado de baixo custo, a ATI renomeou a antiga linha Radeon como Radeon 7x00 e seguiu a nomenclatura 8x00 para a nova linha. Esta idéia aparentemente fez sucesso e logo foi seguida pela nVidia com o lançamento dos modelos GeForce 3 TI200 e TI500 que, apesar da NVidia garantir que apresentavam recursos novos, eram simplesmente a GeForce 3 convencional com clocks alterados e drivers otimizados. Em fevereiro de 2002, um ano após o lançamento da GeForce 3 , a NVidia lançou uma família inteira de novos processadores gráficos, pelo nome de GeForce 4. Surgiu o GPU NV25 nos modelos TI4200 , TI4400 e TI4600 para o mercado de placas topo de linha, e o GPU NV17 nos modelos MX420, MX440 e MX460 para o mercado de baixo custo. Apesar de levar o nome GeForce 4, o modelos NV17 na verdade era derivado da tecnologia GeForce 2 , suportando apenas DirectX 7 e não trazendo nenhuma das características de programabilidade que surgiram na GeForce 3. A família TI porém possuía um GPU completo e conseguia superar a performance da Radeon 8500 por uma margem de 20% . O lançamento da Radeon 8500 trouxe um grande mérito para a ATI, que foi o de superar toda a família GeForce 2 e GeForce 3 em um único grande salto. Este não foi um feito pequeno, mas sua líder em desempenho foi ultrapassada novamente e isso exigiu uma resposta rápida, que veio novamente em menos de 6 meses: a família Radeon 9x00. Com o lançamento simultâneo dos modelos Radeon 9000, 9000Pro e 9700Pro a ATI assumiu novamente a liderança em performance, mas desta vez por uma margem realmente assustadora: nunca antes alguém havia produzido um GPU que superasse em mais de 100% a performance da geração anterior. Em situações normais a 9700Pro era 20% mais rápida que a GeForce 4 TI4600, uma marca respeitável, mas seu poder verdadeiro aparecia ao utilizar recursos como filtragem anisotrópica e anti-aliasing em tela cheia. Ao usar estes filtros sua performance caía meros 5% enquanto a da GeForce despencava mais de 50% . É óbvio que uma empresa como a nVidia não aceitaria ficar para trás tão facilmente. Seu próximo lançamento, a família GeForce FX, trouxe diversas mudanças de arquitetura. Ela apresenta taxas de preenchimento inferiores as da GeForce 4 apesar de trazer um considerável aumento de clock, mas ainda assim possui desempenho superior quando usada a API DirectX9. Mas nem mesmo o lançamento da GeForce FX conseguiu trazer a NVidia novamente a liderança em performance. Mesmo trazendo performance superior a da GeForce 4 em jogos mais atuais ela não conseguiu superar a performance da Radeon 9700Pro. Uma placa foi injustiçada nesse período, a FX5800. A expectativa com o modelo era superar com folgas a 9700Pro e isso não foi atingido nem com o modelo FX5800 Ultra, que mal chegou as prateleiras. Some a isso um cooler mal projetado e diversas brincadeiras pela Internet comentando sobre o “secador de cabelos” e pronto, temos um imenso fracasso comercial. Pior ainda (para a nVidia) foi que não demorou para acontecer o lançamento da 9800PRO, que trazia um significativo aumento de clock em relação a 9700Pro e algumas melhorias no hardware. Das diversas variantes da GeForce FX que foram lançadas, nenhuma conseguia competir com este novo produto até o lançamento da GeForce FX 5950 Ultra, um produto realmente poderoso, que conta com taxa de preenchimento significativamente superior a da 9800PRO e ainda com vazão de memória quase 50% maior, mas que teve seu brilho ofuscado por ter que concorrer com um produto ainda mais eficiente, o modelo Radeon 9800XT. Agora a nVidia lança outra placa revolucionaria, a Geforce 6800 e suas variantes, e a ATI apresenta sua X800, considerada por muitos como um produto superior. Esses modelos demorarão um pouco para chegar às nossas prateleiras, e quando chegarem seus preços ainda serão muito altos, portanto, decidimos publicar essa análise para ajudar a quem pensa em fazer um upgrade na placa de vídeo aproveitando os modelos que já estão no mercado e são bem conhecidos. É importante lembrar que o usuário se diverte é com os jogos, e não com a placa de vídeo. Basta ter uma placa boa o suficiente para atender seus jogos que sua diversão está garantida, ou alguém aqui acha que uma Radeon 9800XT ou 9800Pro se tornou absoleta só porque a Geforce 6800 ou ATI X800 foram lançadas?
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