BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


P-51 Mustang
(E.R. Hickel)

Publicidade
Caça-bombardeiro monoposto North American P-51 Mustang. O caça mais famoso dos EE.UU. na Segunda Grande Guerra, originou-se de uma especificação inglesa de abril de 1940. O projeto NA73X foi completado em menos de 120 dias, porém o motor Allison só ficou pronto um pouco mais tarde e o protótipo voou dois meses após o dia programado. Os testes revelaram uma aeronave sem problemas o os exemplares da primeira série "Mustang" Mk.I voaram em 1º de maio de 1941. Os modelos iniciais demonstraram ser excelentes em baixa altitude, porém o desempenho do motor reduzia-se rapidamente acima de 3.600m. Sendo assim, os ingleses o utilizaram basicamente com avião de reconhecimento ou então de apoio a operações de solo. Também avaliado pela USAAC como XP-51, o "Mustang" recebeu posteriormente um motor Rolls-Royce "Merlin". Os desempenhos excepcionais alcançados com esta troca desencadearam a produção em larga escala dos P-51B e C, no entanto foi o P-51D, com a cabine modificada e seis metralhadoras, a versão que definiu a configuração final. Foi arma fundamental na escolta dos bombardeiros aliados no teatro europeu, principalmente nas operações diurnas. De silhueta um tanto similar a do caça alemão Me Bf 109, o Mustang por vezes atraía o fogo de artilharia aliada, sendo preciso uma certa destreza na sua identificação pelos artilheiros. Construído sob licença também na Austrália, o "Mustang" permaneceu em serviço nos EE.UU. até 1957 e em vários outros países até os anos 60. Derivado do P-51 surgiu o P-82, construído com um par de fuselagens do P-51 para se constituir num caça pesado de longo alcance (este caça foi empregado na guerra da Coréia). O último "Mustang" pode ser considerado o PA-38 "Enforcer", proposto sem sucesso pela Piper (que tinha retomado o projeto da Cavalier) no início dos anos 80. O modelo P-51D tinha um motor RR Merlin V-1650-7 com 1.720HP de potência. A envergadura era de 11,27m e o comprimento de 9,38m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.280Kg; atingia a velocidade máxima de 695Km/h, com alcance de 2.800Km e teto de 9.150m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 454Kg de explosivos.



Resumos Relacionados


- Ca-15 Kangaroo

- North American A-36 Apache

- Mikoyan-gurevich Mig-dis

- General Motors/fisher P-75 Eagle

- Lockheed P-38 Lightning



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia