BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


História da Música - Música Romântica
(Roy Bennett)

Publicidade
HISTÓRIA DA MÚSICA – MÚSICA ROMÂNTICA: Os compositores clássicos tinham por objectivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar tudo. Eles buscavam maior liberdade de forma, a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando os seus pensamentos mais profundos, inclusive as suas dores. Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores. Não raro uma composição romântica tinha como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor. De entre as muitas ideias que exerceram enorme fascínio sobre os compositores românticos temos: terras exóticas e o passado distante, os sonhos, a noite e o luar, os rios, os lagos e as florestas, as tristezas do amor, lendas e contos de fadas, o mistério, a magia e o sobrenatural. As melodias tornam-se apaixonadas, semelhantes à canção. As harmonias tornam-se mais ricas, com maior emprego de dissonâncias. Durante o Romantismo houve um rico florescimento da canção, principalmente do Lied (‘canção’ em alemão) para piano e canto. O primeiro grande compositor de Lieder (plural de Lied) foi Schubert. As óperas mais famosas hoje em dia são as românticas. Os grandes compositores de óperas do Romantismo foram os italianos Verdi e Rossini e o alemão Wagner. No Brasil, destaca-se António Carlos Gomes com suas óperas “O Guarani”, “Fosca”, “O Escravo”, etc. A orquestra cresceu não só em tamanho, como também em abrangência. A secção dos metais ganhou maior importância. Na secção das madeiras adicionou-se o flautim, o clarone, o corne inglês e o contrafagote. Os instrumentos de percussão ficaram mais variados. O Concerto romântico usava grandes orquestras, e os compositores, agora sob o desafio da habilidade técnica dos virtuoses, tornavam a parte do solo cada vez mais difícil. Até metade do século XIX, toda a música fora dominada pelas influências alemãs. Foi quando compositores de outros países, principalmente os russos, passaram a ter a necessidade de criar a sua música. Inspiravam-se nas músicas folclóricas e lendas dos seus países. É o chamado Nacionalismo Musical. No século XIX o piano passou por diversos melhoramentos. Quase todos os compositores românticos escreveram para o piano, mas os mais importantes foram: Schubert, Mendelssohn, Chopin, Schumann, Liszt e Brahms. Embora no meio das obras destes compositores se encontrem sonatas, a preferência era para peças curtas e de forma mais livre. Encontra-se uma grande variedade destas peças, entre elas as danças como as valsas, as polonaises e as mazurcas, peças breves como o romance, a canção sem palavras, o prelúdio, o nocturno, a balada e o improviso. Outro tipo de composição foi o Étude (Estudo), cujo objectivo era o aprimoramento técnico do instrumentista. Com efeito, durante esta época houve um grande avanço nesse sentido, favorecendo a figura do Virtuose: músico de concerto, dotado de uma extraordinária técnica. Virtuoses como o violinista Paganini e o pianista Liszt eram admirados por plateias assombradas. Principais Compositores Românticos: F. Schubert (1797 – 1828), F. Mendelssohn (1809 – 1847), F. Chopin (1810 – 1849), R. Schumann (1810 – 1856), F. Liszt (1811 – 1886), R. Wagner (1813 – 1883), J. Brahms (1838 – 1897), Tchaikovsky (1840 – 1893).



Resumos Relacionados


- História Da Música - Música Clássica

- História Da Música - Música Renascentista

- Romantic Music( Musica Romantica)

- História Da Música - Século Xx

- Béla Bartók



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia