O Jardim de Granito
(Anne Whiston Spirn)
O Jardim de Granito
A natureza no desenho da cidade
Anne Whiston Spirn
O ponto de partida para O Jardim de Granito é a idéia de que a cidade faz parte da natureza e, assim, de que ela deve ser construída e planejada de forma a se integrar ao ecossistema existente. No Prólogo, Spirn é veemente ao apresentar a idéia:
"A crença de que a cidade é uma entidade separada da natureza, e até contrária a ela, dominou a maneira como a cidade é percebida e continua a afetar o modo como ela é construída. Esta atitude agravou e até causou muitos dos problemas ambientais urbanos." (p.21)
Mais adiante, a autora complementa:
"A natureza tem sido vista como um embelezamento superficial, como um luxo, mais do que como uma força essencial que permeia a cidade. (...) A cidade precisa ser reconhecida como parte da natureza e ser projetada de acordo com isso." (p.21)
O Jardim de Granito não é um simples manifesto ecológico, é um apelo à percepção da natureza. Em cada capítulo a autora oferece diversos exemplo que demonstram que diversos problemas urbanos estão relacionados à falta de atenção para com a natureza. Com isso, o livro pretendeu sanar uma carência de informações sobre os ecossistemas urbanos, constituindo um repertório que foi dividido segundo os elementos naturais predominantes nas cidades.
Desta forma, O Jardim de Granito foi dividido em seis partes: Cidade e Natureza, Ar, Terra, Água, Vida, O Ecossistema Urbano, além, é claro, de Prefácio, Prólogo e Epílogo.
1.Cidade e Natureza explica os principais elementos da natureza urbana e delineia as transformações por que passou a cidade de Boston a partir de meados do séc.XIX.
2.Em Ar, a autora fala do impacto da poeira e do desconforto na vida urbana e de como o planejamento ambiental urbano pode melhorar a qualidade do ar e o conforto térmico.
3.Em Terra, além do problema de terremotos e deslizamentos de terra em ocupações desordenadas, fala-se também da exploração de recursos minerais e do mapeamento de solos firmes.
4.Água aborda sobretudo o problema das enchentes, das secas, da poluição das águas, do uso e manutenção dos recursos hídricos.
5.Vida trata da fauna e da flora das cidades, o problema do plantio e da manutenção de árvores urbanas, a presença de animais de estimação e animais nocivos nas cidades e a presença da vida selvagem em áreas urbanas.
6.Em O Ecossistema Urbano Spirn aborda o problema do lixo, do desperdício, dos resíduos que a cidade constantemente produz e descarta no meio ambiente, o consumo e o desperdício de energia e o impacto dos ritmos e dos mecanismos urbanos sobre o meio ambiente.
Cada parte do livro é dividida em dois capítulos; no primeiro é feito o diagnóstico do objeto estudado, no segundo são oferecidos exemplos e soluções para lidar com os problemas elencados no capítulo anterior. Um capítulo chamado Um plano para cada cidade encerra cada parte do livro, em que a autora sintetiza os conceitos explicados anteriormente e os organiza de forma a servir de apoio ao planejamento urbano e ambiental.
Resumos Relacionados
- Planeamento Urbano
- Lixo Urbano E O Grande Papel Do Marketing
- Utopias Da Cidade
- Lixo Urbano E O Grande Papel Do Marketing
- Projectar Para As Gerações Futuras
|
|