Dornier Do 18
(E.R. Hickel)
Hidroavião de reconhecimento Do 18 para quatro tripulantes. Lançado em 1936, o Do 18 foi projetado como aeronave de longo alcance para correio aéreo, objetivando substituir o famoso Wal, e construído sob o mesmo plano básico: hidroavião com asa elevada e dois motores em tanden. Tinha grande autonomia e boa maneabilidade, mas era vulnerável aos caças. Foi empregado pela Luftwaffe no serviço de busca e salvamento e como aeronave de reconhecimento. Um total de 152 aparelhos foram fabricados. O modelo Do 18G tinha dois motores Junkers Jumo 205D com 700HP de potência cada. A envergadura era de 23,70m e o comprimento de 19,38m. Suportava peso máximo de decolagem de 10.500Kg; atingia a velocidade máxima de 265Km/h, com alcance de 3.500Km e teto de 4.260m. A aeronave estava armada com uma metralhadora de 13mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm.
Resumos Relacionados
- Kawanishi H8k
- Blohm Und Voss Bv 138
- Kawanishi H6k
- Blohm Und Voss Bv 222 Viking
- Supermarine Southampton
|
|