Focke-Wulf Ta 152
(E.R. Hickel)
Caça monoposto FW Ta 152. Em 1943, o principal esforço da Focke-Wulf foi aplicado na construção do assim chamado pela RAF "190 nariz-comprido", o FW 190 D. O FW Ta 152 surgiu então no outono de 1944, após diversos aperfeiçoamentos, ainda como FW 190D-9 ("Dora 9"). Este aparelho foi o caça mais veloz nos céus e os últimos modelos D foram também chamados Ta 152, em homenagem ao diretor da equipe de projetistas da Focke-Wulf, Dipl-Ing Kurt Tank. Os primeiros 152 C foram destacadamente sensacionais, porém, o H, de grande envergadura, sacrificou armamentos em favor da velocidade e da altitude. Pilotado pelo próprio Tank, superou com facilidade, em vôos de teste, os Mustang P-51 D, o que surpreendeu o próprio piloto; porém, somente 10 dos subtipos H haviam voado quando a guerra terminou. Do total de 20.051 FW 190 entregues, apenas cerca de 67 foram da série Ta 152 (excluídos os aparelhos para testes). O modelo Ta 152C-1 tinha um motor Daimler-Benz DB603L com 2.100HP de potência. A envergadura era de 11,00m e o comprimento de 10,36m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.520Kg; atingia a velocidade máxima de 730Km/h, com alcance de 1.500Km e teto de 10.860m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm mais um canhão de 30mm.
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