Focke-Wulf Ta 183
(E.R. Hickel)
Caça monoposto a jato FW Ta 183 Huckebein. Em 1944 Kurt Tank propos o Ta 183 para atender às especificações de caça emergencial da aeronáutica germânica, que demandava um caça, impulsionado por turbina He S011, capaz de operar com o Me 262, porém utilizando recursos alternativos na sua construção. O projeto do Ta 183 foi aceito em fevereiro de 1945 e a ordem para construção do protótipo foi expedida no início de março daquele ano. Assim, no primeiro protótipo dever-se-ia utilizar a turbina Junkers Jumo 004, pois a He S011 ainda não estava disponível. Estavam previstos também asas com geometria variável e um possível uso de mísseis sob as asas. O primeiro vôo deveria ocorrer em maio ou junho de 1945, porém aos 8 de abril de 1945 o departamento de projetos da Focke-Wulf caiu nas mãos dos aliados e nenhum outro avanço foi feito. Não obstante o projeto jamais foi esquecido e várias aeronaves de pós-guerra, parecidas com o Ta 183, foram construídas, incluindo o MiG-15, o Saab J29 Tunnan e o Pulqui II de Kurt Tank, feito na Argentina. Previa-se para o modelo Ta 183A-1 uma turbina He S011 com 1.000Kg de empuxo. A envergadura era de 10,00m e o comprimento de 9,40m. Suportaria peso máximo de decolagem de 5.100Kg; atingindo a velocidade máxima de 962Km/h, com alcance de 2.150Km e teto de 14.000m. A aeronave estaria armada com três canhões de 30mm e poderia carregar até 500Kg de explosivos.
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