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Gotha Go 229
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro monoposto a jato Go 229 de 1945.
Quiçá a aeronave da Segunda Grande Guerra mais a frente do
seu tempo que qualquer outra, o Go 229 entrou em produção
muito tarde para ser posto em serviço. Foi projetado pelo Major da
Luftwaffe Walter Horten e seu irmão Oberleutnant Reimar Horten, que
tinham experiência com planadores sem cauda desde 1931. Os irmãos
Horten estavam convencidos que tal "asa voadora" seria um desenho
de aeronave fora de série uma vez que proporcionaria o mínimo
arrasto. Eles descobriram que, se a asa tivesse uma curvatura correta (em
forma de sino), ela seria tanto estável como controlável.
Seus primeiros protótipos propelidos foram construídos no
final da década de 30 e foram equipados com dois motores voltados
para ré. Durante o início da década de 40 eles encontraram
dificuldades para obter suporte financeiro oficial para seu projeto, até
que relatórios da inteligência sobre os Estados Unidos revelaram
que a Northrop Co. estava desenvolvendo sua própria "asa voadora".
Em 1943 os irmãos Horten iniciaram o trabalho num protótipo
de asa voadora impulsionada por turbo-jatos, o Horten Ho IX V2. Este caça-bombardeiro
foi feito seguindo as especificações gerais de Goring, de
que toda nova aeronave deveria carregar 1.000 Kg de bombas, voar a 1.000
Km/h e ter um alcance mínimo de 1.000 Km. Esta "1000/1000/1000" aeronave
foi feita de madeira dado que tinha que ser leve e os suprimentos de metal
estavam escassos. Os irmãos Horten também acreditavam que
uma asa de madeira seria menos danificada que uma de metal quando atingida
por um disparo de canhão. A construção em madeira,
pintada com tinta especial anti-radar, transformaria a asa voadora Ho IX
V2 virtualmente indetectável por radar. Uma vez que a Ho IX V2 não
possuia cauda, dois flaps de mergulho, acima e debaixo de cada extremidade
de asa, providenciavam o controle direcional. O piloto obtinha controle
lateral e longitudinal movendo placas centrias e distais montadas no bordo
de fuga da asa. Para melhor visibilidade, o compartimento do piloto
foi colocado o mais adiante possível. Após o primeiro vôo,
em fevereiro de 1945, o piloto do Ho IX V2 relatou que a aeronave tinha
excelentes características aerodinâmicas, porém no seu
segundo vôo ela caiu, após o motor de estibordo se incendiar.
Apesar do protótipo Ho IX V2 ter acumulado apenas duas horas de vôo,
o projeto foi posto em produção na fábrica da Gotha
para ser avaliado pela Luftwaffe, sendo designado de Gotha Go 229. Várias
versões produzidas, incluindo caças e aeronaves de treinamento
biposto para qualquer condição de tempo, bem como os monoposto
A-0 caça-bombardeiros, estavam quase completas quando a fábrica
Gotha foi capturada pelo exército americano em abril de 1945. Os
irmãos Horten também tinham sido contratados para desenvolver
um bombardeiro propelido por seis turbo-jatos com alcance de 6.500 Km, bem
como trabalhavam num projeto de asa voadora super-sônica e num outro
para transporte de passageiros. Se a guerra com a Alemanha tivesse se prolongado,
o Go 229A-0 provavelmente teria entrado em serviço na Luftwaffe no
final de 1945 ou início de 1946. O
modelo Go 229A-0 (estimado) teria duas turbinas Jumo 004B-1 sem
informação sobre o empuxo. A envergadura era de 13,50m e o comprimento
de 7,20m.
Suportaria peso máximo de decolagem de 7.506Kg; atingindo a velocidade
máxima de
959Km/h, com alcance de 2.800Km e teto de 15.750m. A aeronave seria
armada com quatro canhões MK108 de 30mm.



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